Ilpo Kokkila (Presidente do Conselho de Administração - Pontos Group); Pedro Machado (Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços)
Inauguração oficial do Ombria Algarve

15:45 - 25/06/2025 LOULÉ
Inauguração oficial marca uma nova era do luxo moderno e de liderança colaborativa, num projeto pioneiro que nasceu no coração do Algarve.
Foi com honra, emoção e um profundo sentido de missão que se celebrou a inauguração oficial do Ombria Algarve no dia 18 de junho 2025 - um Projeto de Potencial Interesse Nacional (PIN) que demonstra grande relevância para a economia nacional e que marca uma nova era para o turismo de luxo sustentável, a valorização do território e o investimento consciente em Portugal.
 
A cerimónia inaugural contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços – Pedro Machado, que elogiou a visão de longo prazo do Ombria, destacando-o como “um exemplo de como o turismo pode gerar impacto positivo nas comunidades locais, preservar a identidade do território e atrair um visitante mais consciente e exigente.” Um marco importante que reuniu várias figuras de relevo como Ilpo Kokkila e Timo Kokkila (respetivamente, Presidente do Conselho de Administração e Membro do Conselho de Administração do Grupo Pontos, principais investidores do projeto), Patrick Freeman - CEO do Ombria, Daniel Ozzán - Diretor-Geral do hotel Viceroy at Ombria Algarve e Arash Azarbarzin - CEO da Highgate. 
 
A cerimónia foi conduzida em português pela jornalista Carla Ascenção, contando com os discursos em inglês dos vários intervenientes internacionais, num ambiente que refletiu a dimensão global e multicultural do projeto.
 
“Um dia há muito aguardado”, sublinhou Ilpo Kokkila, Presidente do Grupo Pontos e mentor do projeto, que representa 20 anos de compromisso com Portugal e o Algarve. Com uma visão única, destacou que o empreendimento foi pensado para estar integrado com a comunidade local e em harmonia com a natureza. “Queremos que o Ombria seja um lugar único, um santuário de bem-estar que cresça, se renove e redefina continuamente o conceito de ambiente residencial e turístico de excelência em Portugal e no sul da Europa.”
 
De facto, a proposta residencial e turística do Ombria Algarve oferece um portefólio distinto de propriedades, que inclui as Viceroy Residences at Ombria Algarve, as elegantes casas do Oriole Village e as singulares Alcedo Villas. Um equilíbrio perfeito entre privacidade, conforto e acesso a um conjunto alargado de comodidades, refletindo a sofisticação e a ligação à natureza que caracterizam o estilo de vida do Ombria.
 
Patrick Freeman, CEO do Ombria, reforçou por sua vez, que “o projeto aspira a ser um destino autêntico de luxo moderno, aberto todo o ano, e que reforce Portugal como destino de excelência no panorama internacional”. Reforçou ainda o compromisso com um crescimento consciente e sustentável, em plena harmonia com o território onde o projeto se integra.
 
O evento, realizado sob um cenário natural deslumbrante das colinas do concelho de Loulé, foi também uma celebração da excelência da hospitalidade e da inovação no setor do turismo. O projeto conta com o hotel de 5 estrelas Viceroy at Ombria Algarve e se apresenta como o novo ícone da hotelaria de luxo, com 141 quartos, suítes e apartamentos, 5 restaurantes e bares, um spa holístico, centro de conferências e um campo de golfe de 18 buracos já premiado internacionalmente e certificado pela GEO Foundation.
 
Para além dos discursos institucionais, seguiu-se uma verdadeira constelação de experiências imersivas que evidenciaram os pilares do projeto: natureza, bem-estar, comunidade, inovação e luxo consciente, com performances artísticas e descoberta de sabores locais reinterpretados pelos Chefes residentes Pedro Pinto e Jean-Michel Rodrigues. 
 
Entre os momentos mais marcantes da celebração:
Um mercado local na praça central com vários artesãos do Loulé Criativo e marcas como Adelino, Flávia Ferreira Feelings, Martina, Pedras da Proteção e Coneli que trouxeram o melhor do talento e artesanato regional e nacional.
Ilustrações ao vivo de aguarelas da artista Maria das Letras, oferecidas aos convidados, no acolhedor Café Central.
Um Sunset party memorável junto às piscinas e ao pool-bar Salpico, ao som da banda Daddy Jack.
Música ao vivo na praça central com o Duo Filipa Sousa e Daniel e o projeto Yuca Music.
O Real Estate Office transformado em “Pop-up museum” com uma seleção de fotografias antigas e cinema imersivo, acompanhado pelo projeto artístico “Bigorna Fases” do artista Wesley Sacardi.
Visita do Spa holístico com 10 salas de tratamento e zona termal que acolheu uma sessão de Ioga pela Rita B.Domingues, e de Sound healing com o Johnny White. 
A apresentação do livro Personal Branding, de Raquel Soares, no rooftop do Bellvino, em parceria com a Uriage em ambiente de contemplação.
As experiências "Branded Residences Living", onde os convidados exploraram as Viceroy Residences at Ombria Algarve, com uma “Live Painting Performance” da artista Cláudia Gonçalves e a arte da designer de moda Jéssica António com o seu projeto J.ant.
Um concerto à luz das velas pelo talentoso quarteto de cordas Eluma Strings.
Sessão de cinema ao ar livre na praça central.
Workshop de observação de estrelas com o especialista João Luís Costa e o seu projeto Astro Faro. 
 
Com um forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, o evento privilegiou a contratação de talentos locais, contribuindo ativamente para o desenvolvimento económico da região e a criação de oportunidades no interior algarvio. A cerimónia de inauguração foi, também ela, um evento carbono neutro, com as emissões compensadas através de projetos certificados, reforçando a missão do Ombria Algarve de liderar pelo exemplo e promover práticas verdadeiramente sustentáveis. 
 
A inauguração oficial do Ombria Algarve marca assim o início de um novo capítulo para o setor do turismo e do imobiliário de luxo não apenas para o Algarve, mas em Portugal, assumindo-se como um destino de excelência para quem procura investir, viver e experienciar o Algarve de forma profunda, elegante e responsável.
 
 
Por: Global Press