O Parque do Ribeiro, à entrada de Albufeira, transformou-se no habitat natural de catorze réplicas, à escala real, de dinossauros.
À noite, a visita é ainda mais impressionante, mediante o recurso a jogos de luz e som. A exposição denomina-se “Jardim dos Dinossauros” e abriu no dia 2 de julho, contando com a visita do Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, elementos do Executivo e convidados. De entrada livre, é possível apreciar até 24 de agosto.
Catorze dinossauros do período Triássico ao Cretáceo já estão instalados no Parque do Ribeiro, um vale verdejante à entrada de Albufeira. Ontem, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, fez a visita de abertura a esta nova exposição, acompanhado pelo Executivo e demais convidados e, apesar de já conhecer as réplicas, diz-se sempre “impressionado, talvez pela dimensão ou pelo despertar da imaginação em confronto com aquilo que foram estes seres extraordinários”.
O autarca lembra que esta é segunda vez que o Parque do Ribeiro acolhe estas réplicas, tendo sido em 2021 a primeira exposição, e relembra que “na Praia dos Arrifes também foram descobertas pegadas de cinco dinossauros de três espécies distintas, com cerca de 120 milhões de anos” e que por isso, faz parte do projeto Geoparque Algarvensis.
Esta exposição reproduz as seguintes espécies: Pterodactylus Flying, Dilophosaurus, Allosaurus Junior, Kentrossauros, Lourinhanossaurus, Iguanodon Laying, Deinonychus, Velociraptor, Troodon, Oviraptor, Centrossaurus, T-Rex e T-Rex Junior, Fotohead, Scelidossaurus, Centrosaurus e Tyranossauros Rex, animais que habitaram a terra durante mais de 200 milhões de anos. Estas réplicas são originárias do “Dino Parque” da Lourinhã, o “maior museu ao ar livre da Europa” dedicado à temática dos dinossauros e à paleontologia.
Os modelos são à escala real (entre 1,80 m e os 13 metros), todos certificados cientificamente, e prometem deslumbrar miúdos e graúdos. À noite, graças à iluminação dos modelos expostos, o “Jardim dos Dinossauros” transforma-se com novas sombras e cores. Há sempre ambiente sonoro do que se crê ter sido a “voz” dos dinossauros.
Refira-se que os últimos dinossauros desapareceram do Planeta há cerca de 66 milhões de anos. Estes animais habitaram a terra durante os períodos geológicos Triásico, Jurássico e Cretácico. Porém, nem todas as espécies de dinossauros viveram na mesma época, assim como também não se extinguiram ao mesmo tempo. Viveram no mundo inteiro e os seus fósseis foram encontrados em todos os continentes. Alguns destes dinossauros só viveram no território que hoje conhecemos como Portugal, pelo que são únicos no mundo. Havia dinossauros de todos os tamanhos. Alguns eram mais pequenos do que uma galinha, enquanto outros chegavam a atingir os 45 metros de comprimento.
O “Jardim dos Dinossauros” é de entrada livre e pode ser visitado até ao próximo dia 24 de agosto.
Por: CM Albufeira