O Município de Alcoutim deliberou recentemente aprovar a renovação de um protocolo de colaboração com a organização Teach For Portugal com vista a continuar a implementar um programa de combate às desigualdades educativas no Agrupamento de Escolas do concelho.
Esta parceria estratégica tem como objetivo promover a equidade no acesso à educação apoiando alunos em contextos mais vulneráveis e contribuindo para o seu sucesso escolar.
Refira-se que o Programa de Desenvolvimento de Liderança Teach for Portugal deu os primeiros passos no concelho no ano letivo 2021/2022 e que no ano letivo transato abrangeu 66 alunos de cinco turmas do 1.º e 3.º ciclos.
O programa irá colocar dois mentores altamente qualificados nas escolas do concelho, que trabalharão lado a lado com professores e equipas educativas, desenvolvendo competências socioemocionais e promovendo o envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Além do trabalho em sala de aula, os mentores também realizam atividades pedagógicas e lúdicas, fomentando o desenvolvimento pessoal dos alunos.
Para o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino, esta colaboração é um passo fundamental para garantir uma educação mais justa no território. “Acreditamos que todas as crianças e jovens do nosso concelho merecem oportunidades iguais para alcançar o seu potencial. Este protocolo com a Teach for Portugal representa um investimento no futuro da nossa comunidade, através de uma escola pública mais forte, mais coesa e mais próxima dos nossos alunos”.
Para permitir a execução do programa no Agrupamento de Escolas de Alcoutim nos próximos dois anos, o Município atribui à Teach for Portugal um apoio financeiro no valor de 40 mil euros destinados à implementação do projeto.