Travel BI do Turismo de Portugal apresenta versão renovada

12:00 - 18/07/2025 ATUALIDADE
O Travel BI do Turismo de Portugal apresenta uma versão renovada, com uma imagem mais simples e moderna, um novo logótipo, e uma estrutura de navegação mais intuitiva.

As cores e a identidade visual foram mantidas, mas a organização de conteúdos e a pesquisa foram otimizados.

O Turismo de Portugal anuncia na sua página online que uma das principais novidades desta nova versão da plataforma de gestão de conhecimento da atividade turística é a segmentação de conteúdos em duas tipologias distintas, facilitando a consulta da informação: Indicadores – dashboards interativos com os principais dados sobre o turismo em Portugal; e publicações – análise de mercados, relatórios, estudos e inquéritos desenvolvidos pelo Turismo de Portugal.

O instituto considera ainda que, com esta nova estrutura, o acesso à informação torna-se mais intuitivo, permitindo ao utilizador encontrar rapidamente o que procura, seja para uma consulta rápida ou para uma análise mais aprofundada.

Para além das melhorias na experiência de utilização (UX) e na interface (UI), o novo Travel BI está agora preparado para integrar novas funcionalidades e serviços que serão disponibilizados em fases futuras. Esta evolução tecnológica reforça a capacidade da plataforma para responder às necessidades dos utilizadores e acompanhar os desafios da informação sobre turismo.​​​

O Travel BI, lançado em 2016, dirige-se a empresas e a outros agentes públicos e privados, traduzindo a aposta do Turismo de Portugal no desenvolvimento de um sistema de business intelligence, que integra a informação produzida pelos diversos sistemas de informação do Turismo de Portugal e por outras fontes nacionais e internacionais, melhorando, assim, os mecanismos de avaliação das políticas de turismo e disponibilizando mais e melhor conhecimento às empresas. A ferramenta integra informação atualizada sobre os 25 mercados emissores mais importantes para Portugal, apresentando conteúdos desenvolvidos em estreita articulação com as equipas do Turismo de Portugal presentes nesses mercados.

A plataforma, agrega ainda informação estatística, estudos e análises sobre o desempenho do setor. Conteúdos ligados à sustentabilidade, às políticas setoriais e às tendências emergentes, são também disponibilizados, constituindo um observatório da atividade, de fácil acesso, com vista a apoiar a tomada de decisão de agentes públicos e privados.

Desde a primeira hora que os objetivos desta ferramenta passam por promover a segmentação e disponibilização de informação, junto dos diversos stakeholders, em função de necessidades específicas, aumentar o retorno e o impacto da informação disponível, promover a interatividade na exploração de dados, indicadores e estatísticas, reduzir o esforço de produção e de preparação de dados, e disponibilizar a informação em multiplataforma, ​adequado a dispositivos desktop ou móveis.

 

Publituris