No Dia Mundial dos Avós, a Minisom lembra que ouvir bem é essencial para manter vivas as relações entre gerações
O Dia Mundial dos Avós celebra o carinho e a troca de histórias entre gerações. Mas há um obstáculo que pode quebrar esse elo: a perda de audição. Fiel à sua missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas através de uma audição melhor, a Minisom sublinha que ouvir bem é essencial para viver plenamente as relações entre avós e netos. Quando um avô ou avó começa a deixar de ouvir, também se perdem confidências, risos e rotinas partilhadas com os netos — que nem sempre compreendem esse afastamento.
Estima-se que mais de 1 milhão de pessoas em Portugal possam viver com perda auditiva significativa, especialmente em faixas etárias mais avançadas1. No caso dos avós, esse desafio ganha uma dimensão mais emocional.
“A perda de audição não afeta apenas a capacidade de ouvir — afeta a forma como nos relacionamos, como expressamos afeto e como partilhamos histórias. Nos avós, este impacto é particularmente sensível”, sublinha Emilio Martano, Diretor-Geral da Minisom, uma marca amplifon. “Neste contexto em particular, é essencial o papel do audiologista, que ajuda a reconhecer e tratar a perda auditiva, auxiliando constantemente ao longo do processo de reabilitação através de um método científico, a última tecnologia disponível no mercado, mas, sobretudo, humanidade e gentileza para melhorar realmente a vida das pessoas”, reforça.
Numa altura em que o envelhecimento ativo e o isolamento estão na agenda pública, a Minisom reflete o papel invisível, mas essencial, da audição nas rotinas afetivas numa nova campanha de sensibilização para a prevenção e cuidados auditivos, onde as emoções, vividas por pessoas reais, são o foco.
Investigadores da Johns Hopkins University2 demonstraram que a perda auditiva não tratada pode levar ao isolamento social e acelerar o declínio cognitivo. Garantir acesso precoce ao diagnóstico e a soluções auditivas adequadas é, por isso, uma questão de saúde, mas também de preservar os laços sociais.
Neste Dia dos Avós, a Minisom junta-se ao apelo para que se fale mais sobre saúde auditiva — porque ouvir é também uma forma de amar. “Convidamos todas as pessoas a realizar um exame auditivo gratuito, em qualquer um dos nossos centros auditivos, realizado por profissionais de saúde credenciados. É o primeiro e um simples passo para recuperar a audição e vivenciar plenamente as relações sociais com quem mais gostamos” recorda Emilio Martano.
[1] https://www.insa.min-saude.pt/infografico-insef-dificuldades-auditivas/
[1] https://publichealth.jhu.edu/2021/hearing-loss-and-the-dementia-connection
Por: LPM