Cheques para substituir equipamentos antigos a gás por modelos elétricos vão estar disponíveis para todas as famílias.
O arranque do prazo de candidaturas ao novo programa E-Lar - Eficiência Energética e Conforto Térmico, que apoiará a compra de eletrodomésticos mais eficientes, deverá arrancar em breve (ainda em julho).
Já se sabe, no entanto, que os cheques para substituir equipamentos antigos a gás por modelos elétricos, de classe A ou superior, vão estar disponíveis para todas as famílias, e não apenas para as mais pobres.
Citada pelo Jornal de Negócios, fonte oficial do Ministério do Ambiente e Energia adiantou que «o E-Lar atuará em três frentes: famílias vulneráveis com tarifa social de energia ou prestações sociais mínimas; pessoas residentes em bairros vulneráveis, sejam eles históricos ou de habitação social; e todas as famílias, através de um modelo mais amplo, acessível a quem pretenda melhorar a eficiência energética do seu lar».
Além da maior abrangência do programa, que sucede ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S 2023), o Governo revelou também a lista dos eletrodomésticos incluídos nos apoios: fogões, fornos e esquentadores a gás.
«Prevê-se o lançamento durante julho. A ligeira adaptação do calendário, face à previsão inicial, resulta do cuidado colocado no desenho do programa, com orientação clara para garantir uma operação eficaz, transparente e credível, à altura das expetativas dos beneficiários», refere a mesma fonte oficial, citada pela
publicação.
Por: Idealista News