UAlg entre as instituições com investigação científica de maior impacto mundial

15:00 - 01/08/2025 ALGARVE
A Universidade do Algarve (UAlg) é uma das instituições públicas de ensino superior em Portugal com maior impacto e relevância internacional na produção científica, segundo o mais recente relatório da Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC), intitulado «Produção Científica Portuguesa, 2014-2023: Ensino Superior Público Universitário».
A análise destaca que 12,9% das publicações científicas da UAlg (artigos e revisões) estão entre os 10% mais citados a nível mundial - uma métrica reconhecida internacionalmente para medir a relevância científica. Este desempenho coloca a universidade algarvia em segundo lugar no ranking nacional, apenas atrás do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (13,3%) e à frente da Universidade de Lisboa (12,7%).
 
Os dados, extraídos da plataforma internacional InCites (Clarivate Analytics), com base na Web of Science – Core Collection, mostram que as publicações das universidades portuguesas têm, em geral, um impacto acima da média global (1,00), com exceção da Universidade Aberta (0,80), da Universidade de Évora (0,82) e da Universidade da Madeira (0,99). A Universidade de Lisboa apresenta o maior valor (1,19), seguida da Universidade do Algarve e da Universidade do Porto, ambas com um impacto de 1,16.
 
Segundo a DGEEC, estes resultados “atestam, não só a qualidade intrínseca da investigação produzida, mas também a sua relevância e visibilidade no panorama científico internacional”.
 
No que respeita à qualidade das revistas científicas onde os artigos são publicados, a UAlg volta a destacar-se. Entre 2019 e 2023, 53,5% dos seus artigos foram divulgados em revistas de elevado impacto, posicionando-se logo a seguir à Universidade de Aveiro (53,7%) e à frente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (52,4%).
 
O relatório sublinha ainda o forte compromisso das universidades portuguesas com a ciência aberta. Todas as instituições públicas apresentam mais de 50% das publicações em acesso aberto no período analisado. A Universidade dos Açores lidera com 69,7%, seguida pelas universidades de Évora (67,7%) e do Algarve (64,6%).
 
A colaboração internacional também regista uma tendência crescente. A Universidade do Algarve é a instituição portuguesa com maior percentagem de publicações em coautoria com instituições estrangeiras (67,7%), logo seguida pelas universidades dos Açores (67,6%) e da Madeira (64,7%).
 
 
Por: UAlg