MUNICÍPIO DE LOULÉ IMPLEMENTA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA

14:00 - 04/08/2025 LOULÉ
No âmbito do seu Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, o Município de Loulé aprovou a implementação de uma Política de Comunicação Inclusiva nos serviços camarários, mas que se pretende seja «apropriada» por toda a comunidade.

O objetivo é garantir que toda a comunicação emanada da Autarquia, por exemplo editais, anúncios de ofertas de emprego, anúncios de concursos públicos, notas de imprensa, agenda municipal, redes sociais, folhetos, entre outras, seja acessível, respeite a diversidade e promova a igualdade, a visibilidade e a representatividade de todas as pessoas que vivem, trabalham, estudam e visitam o Município de Loulé.

Esta será uma comunicação inclusiva que assenta em duas dimensões: sensível às questões de género e sensível às questões da diversidade (afetiva, cultural/étnica, funcional/saúde mental, etária e situação socioeconómica).

A implementação desta política permitirá uniformizar as orientações sobre a forma como a Autarquia comunica, tanto internamente como externamente. Trata-se de uma ferramenta essencial para que todas as pessoas trabalhadoras do Município de Loulé possam conhecê-la e aplicá-la no seu dia-a-dia.

De forma a garantir a eficácia desta política, serão desenvolvidas ações de apresentação.

A sua aplicação será monitorizada e avaliada, assegurando que os princípios da comunicação inclusiva são efetivamente integrados nas práticas institucionais.

Ao colocar em prática a Política de Comunicação Inclusiva, o Município de Loulé reforça o seu compromisso com uma comunicação mais justa, acessível e representativa, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e respeitadora da diversidade.

Refira-se que o processo de criação da Política de Comunicação Inclusiva do Município de Loulé teve por base uma metodologia de trabalho participativa e colaborativa, dinamizada pela equipa da Questão da Igualdade – Associação para a Inovação Social, em estreita articulação com a Equipa para a Igualdade na Vida Local do Município.

“A comunicação molda a forma como vemos o mundo, pode ter a função negativa de perpetuar estereótipos e perceções sobre homens, mulheres, pessoas com deficiência e outros grupos de pessoas na sociedade, ou pode contribuir para que todas as pessoas possam exercer plenamente os seus direitos e liberdades e se sintam representadas e valorizadas, independentemente das suas características individuais. Conscientes de que a forma como comunicamos reflete os valores e os princípios de atuação do Município, esta política assume-se como uma ferramenta para promover a inclusão, o respeito, a igualdade e a não discriminação”, refere o executivo municipal.

 

Esta Política encontra-se plasmada no documento disponível em:

https://www.cm-loule.pt/pt/menu/2781/plano-municipal-para-a-igualdade-e-nao-discriminacao-pmind.aspx