33% dos 16M de passageiros que passaram por aeroporto portugueses no 1.º semestre sofreram atrasos ou cancelamentos

16:00 - 08/08/2025 ATUALIDADE
Segundo a AirHelp, no primeiro semestre de 2025, apenas 67% dos voos cumpriram o horário previsto, o que significa que mais de cinco milhões de passageiros sofreram algum tipo de perturbação nos seus voos.

O Aeroporto de Lisboa voltou a ser aquele que assistiu a mais atrasos e cancelamentos.

A AirHelp veio esta quinta-feira, 7 de agosto, denunciar que, no primeiro semestre do ano, cerca de 33% dos passageiros que passaram pelos aeroportos portugueses viram os seus voos atrasados ou cancelados, o que significa que mais de cinco milhões de passageiros sofreram algum tipo de perturbação nos seus voos.
 
“Apenas 67% dos voos cumpriram o horário previsto”, indica a AirHelp, explicando que, embora a maior parte das perturbações tenham correspondido a “atrasos menores que não implicam uma compensação financeira”, há mais de 231 mil passageiros aéreos que podem receber uma indemnização por um atraso superior a três horas, cancelamento do seu voo ou perda de ligação causada pelo atraso de um voo anterior.
 
Os dados da AirHelp mostram que, face a 2024, os aeroportos nacionais receberam mais um milhão de passageiros, num aumento que foi acompanhado pela subida das perturbações, que afetaram 5,3 milhões de passageiros, quando em igual período do ano passado tinham afetado 4,7 milhões de passageiros.
 
Lisboa voltou a ser o aeroporto com mais perturbações
 
No primeiro semestre do ano, a TAP voltou a ser a companhia aérea que maior número de passageiros transportou, contabilizando mais de quatro milhões e meio de passageiros, dos quais 60% não sofreram qualquer perturbação.
 
Já a Rayanair foi a segundo companhia aérea com mais passageiros, ultrapassando os três milhões, e registou 72% dos voos sem qualquer perturbação, enquanto a terceira foi a easyJet, com mais de dois milhões de passageiros aéreos e 68% dos voos sem perturbações.
 
Ao nível dos aeroportos, foi em Faro que se registaram menos voos com perturbações, numa percentagem de 82%, seguindo-se o Aeroporto do Porto com 76% dos voos sem perturbações, enquanto o Aeroporto de Lisboa ficou no fim da lista, com apenas 59% dos voos sem perturbações.
 
“Dos 231 mil passageiros aéreos que podem receber uma indemnização, mais de 110 mil são oriundos do Aeroporto de Lisboa”, acrescenta a AirHelp na informação divulgada esta quinta-feira, 7 de agosto.
 
 
Por: Publituris