O hotel de quatro estrelas superior com 348 quartos, situado no edifício do antigo TUI Blue Falésia, foi oficialmente inaugurado após um período de sete meses de remodelações.
Na cerimónia de inauguração marcaram presença o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Pedro Machado, bem como José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.
O antigo TUI Blue Falésia foi oficialmente inaugurado esta quinta-feira, 10 de julho, como PortoBay Blue Ocean, após uma renovação total da unidade e um acordo de joint venture entre o PortoBay Hotels & Resorts e o grupo Humbria.
Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) de 2024, o PortoBay explicou que este acordo estabeleceu que a propriedade imobiliária do atual PortoBay Blue Ocean e do PortoBay Falésia, situados em Olhos de Água, no Algarve, passava a ser detida em partes iguais pelos dois grupos, com o PortoBay a assumir a gestão hoteleira.
À altura, foi referido que o projeto envolvia um investimento superior a 150 milhões de euros, valor que incluía a requalificação dos hotéis.
Na sessão de inauguração do PortoBay Blue Ocean, António Trindade, CEO do PortoBay, referiu que “este é um projeto que resulta não apenas de capital e engenharia, mas sobretudo de uma convicção comum sobre as oportunidades que o turismo oferece, além da potencial transformação que a hotelaria pode ter na vida das comunidades e no desenvolvimento de um destino turístico”.
O recém-inaugurado hotel de quatro estrelas superior, com 348 quartos, passa assim a estar ligado ao hotel vizinho, o PortoBay Falésia, através de um passadiço. O intuito passa por abrir as facilidades de ambos os hotéis aos hóspedes, com o PortoBay Blue Ocean a oferecer um spa com quatro salas de tratamento, três piscinas exteriores, dois restaurantes – o Mercado e o Flor de Sal – e um campo de ténis.
“Quando a oferta turística se antecipa à procura e estimula as tendências, o ciclo de inovação torna-se mais identificado com o produto. É por isso que esta inauguração não se limita a abrir mais um hotel sob a marca PortoBay. Estamos a lançar um conceito que, abrangendo dois hotéis, nos permitirá responder a um leque muito mais alargado da procura”, declarou António Trindade, que defende a necessidade de existirem marcas nacionais fortes para “afirmar o turismo como motor estratégico da nossa economia”.
Sobre este ponto, o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Pedro Machado, referiu que atualmente, em Portugal, verifica-se que “a capacidade que o cliente tem de escrutinar o destino, o produto e o serviço determinam o sucesso e o insucesso dos destinos”. Por essa razão, refere que o “grande desafio que temos pela frente é tudo fazermos para continuarmos o processo de qualificação da experiência turística” – um trabalho que indica passar “pelo o que os destinos regionais fazem ou na estruturação do produto turístico, ou na capacidade que têm de poderem diversificar [a oferta] e criarem fatores de atratividade”.
Numa nota final, Pedro Machado afirmou que os 22 produtos turísticos estratégicos com que Portugal se posiciona, “sobretudo nos mercados internacionais”, formam a base para crescer não só em mercados maduros, como também emergentes, listando o objetivo de chegar a mercados como “a Argentina, México e Austrália”, a par do reforço da presença nos Estados Unidos da América (EUA).
Por: Publituris