AHSA aumenta rede com quatro parceiros e um associado

19:08 - 21/08/2025 ALGARVE
Associação continua a apoiar desenvolvimento do setor

Agrilétrica, Bravewonder, Sotrafa e Vertiproter iniciam parceria com a associação, que passa também a contar com o associado Persea Growers

A AHSA – Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur continua a alargar a sua rede de colaboração estratégica com a entrada de quatro novos parceiros: a Agrilétrica, a Bravewonder, a Sotrafa e a Vertiproter. Além disso, a instituição conta também com um novo associado produtor, a Persea Growers, reforçando o compromisso comum com a inovação, a sustentabilidade e a competitividade do setor hortofrutícola no sudoeste alentejano.

A integração destes novos membros representa mais um passo na consolidação do papel da AHSA como uma das principais entidades nacionais de cooperação entre produtores e entidades fornecedoras de soluções técnicas, tecnológicas e de suporte à atividade agrícola. Desta forma, a associação continua a contribuir para o desenvolvimento de uma agricultura mais eficiente, tecnológica e adaptada aos desafios do presente no Perímetro de Rega do Mira (PRM).

“Estas novas parcerias são fundamentais para fortalecer a nossa capacidade de apoio aos associados, trazendo soluções que fazem a diferença no dia a dia da atividade agrícola na região”, sublinha Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA. “Com a criação de laços e sinergias com empresas inovadoras, como a a Agrilétrica, a Bravewonder, a Sotrafa e a Vertiproter, e a adesão de novos associados, como a Persea Growers, continuamos a apostar na modernização e desenvolvimento sustentável do setor agrícola”, acrescenta.

A Persea Growers, novo associado da AHSA, tem como missão transformar o mercado europeu de abacates e frutas tropicais. Fundada em 2021, a empresa opera em Espanha, Portugal e Marrocos, com a clara visão de se tornar o principal fornecedor destes frutos na Europa, com foco não só na qualidade dos produtos, mas também no desenvolvimento sustentável.

Representando atualmente mais de 40 empresas agrícolas do PRM, a AHSA continua focada em criar pontes entre o setor produtivo e os agentes que contribuem para a sua resiliência e competitividade.

 

Novos parceiros vêm apoiar inovação na atividade agrícola

Com foco na gestão sustentável da água, a Agrilétrica oferece serviços e tecnologias nas áreas da rega automatizada, tratamento e armazenamento de água, e recolha seletiva. A empresa tem vindo a destacar-se por integrar eficiência e inovação em soluções adaptadas ao setor agrícola.

Por outro lado, a Bravewonder disponibiliza tratores, alfaias e serviços de manutenção a preços competitivos, garantindo o apoio técnico necessário para operações agrícolas mais produtivas e mecanizadas.

Já a Sotrafa desenvolve a sua atividade em duas vertentes: plásticos para estufas e geomembranas. Por um lado, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do nosso sector com os plásticos agrícolas e, por outro, contribuir para a proteção e cuidado ambiental com a produção de geomembranas impermeabilizantes.

Por fim, a Vertiproter é uma empresa especializada em consultoria e serviços técnicos. As suas principais áreas de atuação incluem higiene e segurança no trabalho, segurança alimentar, controlo de pragas, consultoria para certificações, formação e apoio técnico agrícola.

A entrada destes quatro parceiros reforça a rede de colaboração da AHSA para 13 entidades, que partilham o compromisso de fortalecer a agricultura local através de conhecimento, tecnologia e proximidade com os produtores. Entre os parceiros já integrados estão empresas como a Agrilétrica, a Alicontrol, Bravewonder, a Embalpom, a Forvis Mazars, a Global Bay, a Hidrosoph, a Livrecold, a Naturalfa, a Novagril, a RCC Portugal, a Sotrafa e a Vertiproter.


Sobre a AHSA - Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur

A AHSA, fundada em 2004 por empresas que operam no Perímetro de Rega do Mira, abrange uma área de 12 mil hectares para agricultura, com apenas 58% em uso, sendo 33% dedicados à horto-fruticultura e apenas 12,5% com culturas em regime coberto. A associação conta com cerca de 40 empresas associadas, focadas na qualidade, eficiência e exportação para os mercados europeus. Estas empresas são reconhecidas pela sua conformidade com padrões rigorosos, tanto técnicos quanto ambientais e sociais, visando o bem-estar dos colaboradores e comunidades locais, e baseando as suas operações na sustentabilidade ambiental.