O projeto «Street Workout: Criação de um Parque de Calistenia em VRSA», da autoria de Maria Ferreira, de 25 anos, foi o vencedor da 3.ª edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) de Vila Real de Santo António, garantindo um prémio no valor de 7.000 euros.
O anúncio oficial da vitória foi feito a 12 de agosto, no Festival da Juventude, em celebração do Dia Internacional da Juventude.
A iniciativa de Maria Ferreira prevê a criação de um espaço de acesso livre e gratuito, equipado com barras e outros aparelhos para a prática de exercícios com o peso do corpo. A proposta surge em resposta à necessidade de infraestruturas adequadas na cidade para esta modalidade, que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.
O projeto vencedor não só visa colmatar uma lacuna, como também ambiciona promover um estilo de vida ativo e saudável para todas as faixas etárias, incentivando a participação comunitária e a inclusão social através do desporto.
A votação para o Orçamento Participativo Jovem 2025, que decorreu entre 7 de junho e 7 de agosto, registou um aumento na participação dos jovens entre os 12 e os 35 anos, o que demonstra o seu crescente envolvimento na vida do concelho. O Município dará agora seguimento à implementação da proposta, que inclui a definição do local, a orçamentação e a montagem.
«A vitória deste projeto é o reflexo de uma juventude ativa e que tem ideias inovadoras e o poder de as concretizar. O Orçamento Participativo Jovem é, pois, uma ferramenta fundamental para dar voz a esta nova geração e, em conjunto, construirmos um concelho mais dinâmico e focado no bem-estar», afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo.
CM VRSA