«O SOL, A CHUVA, O VENTO, A NEVE», COM TEXTO DE ROSÁRIO ALÇADA ARAÚJO E ILUSTRAÇÕES DE PATRÍCIA FURTADO

13:00 - 13/09/2025 ATUALIDADE
Nas livrarias a partir de 16 de setembro

Novidades infantil

Num lugar onde o céu muda de humor ao sabor dos elementos, viverem paz não é fácil. Entre discussões e mal-entendidos, o Sol, a Chuva, o Vento e a Neve passam o tempo a embirrar uns com os outros, sem perceberem que cada um tem o seu valor e a sua maneira de ser. Mas tudo muda quando chega uma orquestra com sete instrumentos mágicos. Curiosos, os quatro elementos decidem escutar... e o concerto transforma-se numa lição inesperada sobre convivência, empatia e harmonia. Com magníficas ilustrações de Patrícia Furtado e a sensibilidade poética e mensagem poderosa de Rosário Alçada Araújo é uma história encantadora sobre a importância de ouvir, compreender e aceitar as diferenças — com um toque de música e magia.

Sobre as autoras

ROSÁRIO ALÇADA ARAÚJO nasceu em Lisboa, em 1973. Licenciou-se em Direito, mas cedo deixou a vida de jurista, rumo a Londres, onde realizou um mestrado em Sociologia da Comunicação. Foi também aí que se aproximou do mundo da literatura infantil, quer através da frequência de um curso de escrita criativa para crianças, quer pelas suas próprias pesquisas em bibliotecas e livrarias. Em 2002 regressa a Portugal e escreve o primeiro livro para crianças, A HISTÓRIA DA PEQUENA ESTRELA, o qual, em 2003, é recomendado para publicação pelo Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/Gulbenkian), iniciando assim o seu percurso como autora infantil. Em 2018, o seu livro NUM TEMPO QUE JÁ LÁ VAI foi nomeado para o Prémio Autores SPA, na categoria de Literatura – Melhor Livro Infantojuvenil. Além disso, ganhou uma Bolsa de Criação Literária da DGLAB – Ministério da Cultura, ao abrigo da qual escreveu O PAÍS DAS LARANJAS, um romance inspirado no facto histórico que foi a vinda de 5500 crianças austríacas para Portugal após a Segunda Guerra Mundial, no âmbito de um programa da Caritas. A maioria das suas obras está recomendada pelo Plano Nacional de Leitura. Foi editora durante 12 anos.

PATRÍCIA FURTADO nasceu 1977 e cedo se assumiu como pequena nerdette com a mania que sabe tudo. Aprendeu a ler aos três anos, ao mesmo tempo que desenvolvia outro dos seus vícios: desenhar. Escreveu e desenhou a sua primeira banda desenhada para a disciplina de Educação Visual. Depressa percebeu que, se conseguisse fazer da bonecada o seu trabalho, nunca teria realmente de trabalhar. Licenciou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes e começou de imediato a trabalhar num atelier de design em Lisboa. Lentamente, foi abandonando o web-design e abraçando a ilustração editorial.

 

ASA Infantil