O gestor João Miguel Silva é o candidato da AD (coligação PSD/CDS-PP) à Câmara de Monchique, no Algarve, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, anunciou hoje a direção da campanha.
O candidato concorre pela primeira vez à presidência daquela Câmara porque “acredita que Monchique merece um presidente próximo, dedicado e capaz de servir os que vivem, trabalham e investem em Monchique”, refere uma nota de apresentação da candidatura enviada à Agência Lusa.
“As suas raízes estão profundamente ligadas a esta terra, tendo crescido em Alferce [uma das três freguesias do concelho] de onde é natural a família materna, apreendendo em Monchique, com a família paterna, a valorizar a identidade e as tradições que os unem”, lê-se na nota.
Esta ligação “moldou em si o espírito de serviço público”, acrescenta a nota de apresentação do candidato, licenciado em Direito, com formação em Gestão de Recursos Humanos e em Direito do Trabalho e com experiência nos setores público e privado.
João Miguel Silva é deputado na Assembleia Municipal de Monchique desde 2017, eleito pelas listas do PSD, função que acumulou até 2021 com a de membro na Assembleia de Freguesia de Alferce.
O candidato apresenta-se a eleições “com a determinação de colocar a sua experiência ao serviço do desenvolvimento do concelho e do bem-estar da população”.
João Miguel Silva tem como adversários na corrida à Câmara de Monchique Stephen Hugman (CDU), o socialista Paulo Alves, atual presidente da autarquia e Fábio Ferreira (Chega).
Nas eleições de 2021, o PS conseguiu a maioria absoluta, elegendo três dos cinco vereadores, ao obter 49,61% dos votos.
O segundo partido mais votado foi o PSD, com 21,50% dos votos, que elegeu um vereador, tendo o CDS-PP sido a terceira força política mais votada, elegendo igualmente um vereador.
O município de Monchique tem uma área de 395,26 quilómetros quadrados, na sua maioria agrícola e florestal, e 5.337 habitantes (dados do INE de 2024), encontrando-se subdividido em três freguesias: Monchique, Alferce e Marmelete.
No Algarve, o PS lidera 12 dos 16 concelhos do distrito de Faro, sendo três liderados pelo PSD e um pela CDU.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
Lusa