No âmbito da Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), a Universidade de Cádis (Espanha) realizou, no dia 10 de setembro, a sessão de abertura da nova Licenciatura em Economia Azul Sustentável (SeaBluE).
Trata-se de um dos três cursos conjuntos oferecidos pela SEA-EU (uma licenciatura e dois mestrados), a iniciar no ano letivo 2025/26, desenvolvidos e lecionados por várias universidades da Aliança. Estes cursos permitirão aos estudantes estudar em diferentes cidades europeias e obter um grau académico único, plenamente reconhecido nos vários países.
Esta licenciatura pioneira na Europa resulta da cooperação entre sete das nove universidades SEA-EU — incluindo a Universidade do Algarve — e constitui uma oportunidade única de formação internacional, interdisciplinar e multicultural no setor estratégico da economia azul, com possibilidade de aprendizagem através dos desafios globais da sustentabilidade (Challenge-Based Learning).
Os 34 estudantes da primeira edição do SeaBluE provêm de cerca de 15 países diferentes, europeus e não europeus. Destes, 17 estudantes iniciaram os estudos na Universidade de Cádis e frequentarão o segundo ano do curso na UAlg, os restantes iniciaram o seu percurso académico na Universidade de Nápoles Parthenope (Itália). Todos terão um período obrigatório de mobilidade internacional e poderão escolher a UAlg como destino, reforçando o papel central da academia neste programa inovador.
A sessão presencial de abertura contou com saudações online de representantes das várias universidades SEA-EU. No caso da Universidade do Algarve, as boas-vindas foram dadas pela vice-reitora para a Internacionalização, Alexandra Teodósio, acompanhada pelos professores nomeados locais: Hugo Pinto e Margarida Ribau Teixeira.
Para a UAlg a participação no SeaBluE tem significado acrescido: em 2026 acolherá os estudantes que agora começaram em Cádis e Nápoles e conta já com uma estudante da UAlg integrada no programa, testemunho do envolvimento e do reconhecimento da academia algarvia neste projeto europeu.
Com esta licenciatura conjunta, a Universidade do Algarve reforça o seu compromisso com a internacionalização do ensino superior, a promoção da economia azul sustentável e a construção de um Supercampus Costeiro Europeu, um dos objetivos centrais da Aliança SEA-EU.
UAlg