Candidaturas abertas para bolsas de estudo, mérito, investigação e ensino articulado, além de apoio ao alojamento para alunos deslocados

16:30 - 16/09/2025 CASTRO MARIM
Encontram-se abertas as candidaturas para atribuição de bolsas de estudo, mérito e investigação, além dos novos apoios para o ensino articulado e para o alojamento para alunos deslocados, até ao dia 15 de novembro.

Através das normas previstas no Regulamento de Atribuição de Apoios Sociais na Educação, Bolsas de Mérito e Investigação e a sua alteração em curso, a Câmara Municipal de Castro Marim visa apoiar os estudantes, economicamente mais carenciados, residentes no concelho que, de outra forma, teriam dificuldade em prosseguir os seus estudos para além da escolaridade obrigatória.

As Bolsas de Estudo são atribuídas a agregados carenciados, cujos alunos frequentem o ensino secundário e superior, com residência há mais de um ano no concelho de Castro Marim, com um rendimento per capita inferior ao valor indexante dos apoios sociais, enquanto as bolsas de mérito são exclusivamente dependentes dos resultados escolares dos estudantes.

As bolsas de estudo perfazem até 50 euros por mês para o ensino secundário, enquanto para o ensino superior sofrem um aumento de 250 para até 400 euros por mês, tendo como condição de acesso a candidatura obrigatória à bolsa dos serviços sociais da universidade.

Além de serem alargadas as regras de acesso às bolsas para conseguir abranger mais famílias, será criado um novo complemento para o apoio ao alojamento até 150 euros por mês por cada aluno que tenha direito a essa bolsa, com um rendimento per capita mensal inferior a 1,5 vezes do valor do IAS.

Já relativamente às bolsas de mérito não poderão exceder o valor máximo da propina fixada no ano letivo anterior pelo estabelecimento de ensino público.

Nas bolsas de mérito, os alunos deverão ter obtido uma classificação não inferior a 17 valores, como média final para ingresso na universidade, com certificado emitido pela escola secundária correspondente.

Foi ainda criado um capítulo específico para o apoio ao ensino articulado para famílias que mais precisam na área da música e da dança, entre 40% e 80% do valor não comparticipado pelo Estado, em função do rendimento per capita mensal do agregado familiar.

 

CM Castro Marim