Forte adesão marca apresentação das listas autárquicas do projeto liderado por Marlene Guerreiro
O Largo de São Sebastião encheu-se na sexta-feira, dia 12 de setembro, para a apresentação das listas autárquicas da candidatura do Partido Socialista de São Brás de Alportel às próximas eleições autárquicas de 12 de outubro, liderada por Marlene Guerreiro, num evento que contou com forte participação da comunidade.
A iniciativa reuniu membros das listas, apoiantes, simpatizantes e elementos independentes da comunidade, confirmando forte mobilização em torno do nosso projeto.
As intervenções dos mandatários Ulisses Brito e António Eusébio, marcaram o início da sessão, realçando o percurso dos autarcas eleitos pelo Partido Socialista em São Brás de Alportel e a importância de dar continuidade a um trabalho de proximidade com as pessoas, de desenvolvimento do território e de consolidação da qualidade de vida no concelho. Ambos partilharam testemunhos na primeira pessoa sobre as capacidades e empenho da candidata. Ulisses Brito começou por destacar o humanismo, a competência e a preparação. António Eusébio partilhou o seu testemunho dos anos de trabalho conjunto na Camara Municipal onde desde muto cedo, Marlene Guerreiro revelou a sua visão e amor à terra, revelando que muitos dos projetos que foram sendo concretizados tiveram, desde sempre, a sua mão.
João Rosa, Presidente da Junta de Freguesia nos últimos 8 anos, encabeça uma lista de 30 elementos candidatos à Assembleia de Freguesia, com vontade de dar continuidade ao intenso trabalho de proximidade, solidariedade e valorização do património destacando algumas das obras concretizadas nos últimos anos.
Vitor Guerreiro encabeça uma lista de 30 elementos candidatos à Assembleia Municipal, com profundo sentido de dever para levar a sua vasta experiência autárquica, ao serviço deste órgão da maior relevância no planeamento e estratégia do município.
O Presidente da Federação do PS Algarve, Luís Graça, tomou também da palavra para relevar que conhece bem Marlene Guerreiro e as suas qualidades, certo de que será uma Grande Presidente para o Município de São Brás de Alportel.
A candidatura de Marlene Guerreiro conta ainda com uma Comissão de Honra composta por cerca de 20 membros, que integra muitos novos elementos, personalidades de grande mérito, nas mais diversas áreas na comunidade, entre as quais: António Alberto Fernandes, Carla Assunção, Cristina Terêncio, Dário Passos, Eduardo Dias, Élio Vicente, Helena Condinho, João Palma, José Belchior, Paulo Bernardo, Rui Oliveira e Tiago Malta. Em representação deste grupo, o Mestre Rui Oliveira tomou a palavra para revelar o seu apoio a este projeto de provas dadas, em prol do desporto e o associativismo.
No momento mais aguardado da noite, Marlene Guerreiro apresentou-se perante os são-brasenses como candidata à Presidência da Câmara Municipal para ser a Presidente “de todos os são-brasenses e para todos os são-brasenses. Da Vila e de todos os sítios do concelho”, assumindo a honra e responsabilidade de ser a primeira mulher candidata a este cargo.
“É por este imenso amor à nossa terra, este profundo sentido de missão e de compromisso por todos, que aceitei o desafio de me apresentar como candidata. Faço- o com orgulho, com verdade e com a mesma dedicação de sempre”, afirmou.
No seu discurso, Marlene Guerreiro sublinhou o seu percurso pessoal e profissional, lembrando de ser também a primeira funcionária da Câmara Municipal a candidatar-se à Presidência, numa homenagem ao trabalho diário de todos os colaboradores da autarquia. Recordou ainda o legado de autarcas como José Pires, António Eusébio e Vitor Guerreiro, destacando a aprendizagem adquirida ao longo de mais de duas décadas de experiência autárquica.
Prioridades para o futuro
A candidata apresentou as principais prioridades do projeto autárquico que lidera:
> Habitação, para garantir condições dignas para todos, com proposta de duplicação da área urbanizável na proposta de novo PDM; execução da Estratégia Municipal de Habitação, aposta em parcerias para criar habitação a custos acessíveis; reforço dos apoios ao arrendamento e plano de incentivos utilização de casa devolutas;
> Educação, como base para formar cidadãos preparados para o futuro; com um conjunto de projetos estruturantes: ampliação da Escola Poeta Bernardo de Passos; ampliação do Jardim de Infância Joaninhas, construção de nova Escola de 1.º ciclo; plano de climatização faseado que já está a avançar e forte investimento na formação profissional com Centros Tecnológicos Especializados;
> Saúde, para garantir cuidados acessíveis para todos; com nova Unidade de Saúde Familiar, novas valências no atual Centro de Saúde remodelado; na defesa da criação da Unidade de Cuidados Continuados e do bom funcionamento do Centro de Medicina de Reabilitação, com posta em residência para profissionais de saúde;
> Solidariedade e Apoio à Família, em prol da coesão social e da garantia de bem-estar para todos, com mais respostas sociais, na aposta em mais vagas de creche e residências para idosos e com todo o empenho em prol da concretização dos projetos de construção de unidades de apoio á deficiência, no Campus Social:
>Segurança, como chave da atratividade do concelho e qualidade de vida, sendo prioritária a defesa de maior efetivo da GNR e da retoma dos Contratos Locais de Segurança, com profícuo trabalho de parceria com serviços de segurança e plano de videovigilância;
>Desenvolvimento económico, capaz de criar emprego e atrair novas empresas, com aposta de aumento de espaços empresarias no novo PDM; implementação do novo Parque empresarial, incubadora de empresas; Centro de Empreendedorismo, Oficina das Artes e plano de medidas de incentivo a fixação de empresas. Por ser vital, a defesa da requalificação da EN2 continuará a estar no centro da ação municipal, pois esta demora é um desrespeito pelos são-brasenses.
A par destas prioridades, elencou todo um conjunto de propostas ao nível da renovação urbana, das acessibilidades, do saneamento, eficiência hídrica e da qualidade de vida, para todos.
Para a Marlene Guerreiro, o desafio é continuar a transformar São Brás de Alportel num território “cada vez mais próspero, mais justo e mais feliz”.
Uma equipa plural e representativa
Marlene Guerreiro destacou ainda a pluralidade e diversidade da equipa paritária, com forte presença de independentes (60%) e de novos elementos, com muitos jovens e com total abertura à comunidade. “Temos uma equipa unida, séria e competente, pronta para responder aos desafios dos próximos anos. Uma equipa com a experiência dos mais velhos e a energia dos mais jovens, com gente que faz acontecer nas empresas, nas associações, na cultura, no desporto e na saúde”, destacou a candidata.
A terminar, deixou uma mensagem de mobilização e confiança:
“Quero que cada são-brasense sinta que tem na Presidente da Câmara alguém que escuta, que respeita e que não desiste. Não vos prometo milagres, mas prometo trabalho, dedicação e a determinação de nunca desistir desta terra que tanto amamos”.
Vamos Fazer Acontecer! Com todos! Por São Brás de Alportel. Pelo futuro.
PROGRAMA DE AÇÃO PARTICIPADO, UM CONVITE PARA TODOS
A elaboração do programa está a entrar na reta final, já com muitos contributos da comunidade. Convidamos todos a participar com os seus contributos: ideias, propostas e sugestões. Poderá contactar-nos pelo tel. 969 894 491 ou seguimosjuntos.sbras@gmail.com
A Concelhia de São Brás de Alportel do Partido Socialista