FESTIVAL POLÍTICA RETORNA A LOULÉ

19:00 - 19/10/2025 LOULÉ
23 A 25 OUTUBRO NO CINETEATRO LOULETANO

O Festival Política, o maior evento dedicado aos direitos humanos e cidadania, de entrada gratuita, vai ter uma nova edição em Loulé.

De 23 a 25 de outubro o festival instala-se no Cineteatro Louletano para mais de 20 atividades, todas elas gratuitas. A programação deste ano é marcada pelos 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC) e, por isso, estarão em destaque as atuais “Revoluções em Curso”. Haverá ainda atividades no Palácio Gama Lobo, na Casa da Memória do Século XX, nas ruas de Loulé e em várias escolas do concelho. 

Festival Política combina cinema, teatro, música, humor, conversas, oficinas, performances e exposições. Todas as atividades têm interpretação para Língua Gestual Portuguesa. 

A componente musical propõe o artista luso-brasileiro Luca Argel, conhecido por discos como “Samba de Guerrilha” e “Conversa de Fila”. No Cineteatro Louletano, o artista apresenta “PREC: Pequenas Revoluções no Coração”, um novo espetáculo que nos questiona “Como pode a música transformar o mundo?” (24 de outubro, 21h).
Uma das bases mais relevantes do Festival Política 2025 é a programação de teatro e artes de palco. Logo no primeiro dia (23 de outubro, 21h30) em Loulé há a sessão “Outro Lear", uma encenação versão poética, em formato monólogo, do clássico texto que conta com HumbertoPedrancini como Lear, encenação de Roni Sousa, dramaturgia de Yuri Fidelis e produção da Carvalhedo Produções. Revisitando a trajetória do velho rei, a peça convida o público a refletir sobre o envelhecimento, a memória e a solidão na velhice. Em "Outro Lear", o icónico HumbertoPedrancini, de 74 anos, ator, diretor, artista educador e pioneiro do teatro de Brasília, encara o desafio de viver o rei, que enfrenta não apenas a perda do seu poder e dos seus laços familiares, mas também o esquecimento fruto da idade.

No cinema será apresentado o filme ucraniano “Intercepted”, de Oksana Karpovych, documentário nomeado para os Cinema for Peace Awards, Berlinale Documentary Award e LUX Prémio do Público de 2025 (23 de outubro, às 18h30). Este filme, que revela o teor das chamadas telefónicas de soldados russos na Ucrânia, é exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa. O festival apresenta outras sessões, como a de “Filhos do Meio – Hip Hop à Margem”, de Luís Almeida, um filme que conta a história do rap em Almada e no Miratejo, um dos primeiros grandes focos deste género em Portugal (25 de outubro, às 16h30). Esta projeção será seguida de um debate com artistas da região, moderado por Ricardo Farinha

No humor, o palco será ocupado por Beatriz Gosta, comediante que dispensa apresentações e que se apresenta no Festival Política num formato especial dedicado ao feminismo e ao combate às discriminações e ao preconceito (25 de outubro, às 21h).

Festival Política caracteriza-se por assumir a participação cívica como um dos pilares programáticos, promovendo oficinas e visitas guiadas. Alguns dos destaques são a oficina de combate à desinformação digital (24 de outubro, às 18h) e a visita guiada à exposição “A Revolução da Esperança – Memórias do 25 de Abril no Concelho de Loulé (25 de outubro, às 15h).

Ainda nesta edição do Política em Loulé será possível visitar as exposições “Portugal em 1975 – Entre a revolução e a mudança”, de Marques Valentim; “50 Anos das Primeiras Eleições Livres em Portugal”; “Barómetro da Imigração: a perspetiva dos portugueses" e "Defending Democracy”.

O Festival Política de Loulé é uma coprodução da Associação Isonomia/Festival Política e do Município de Loulé, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, Comissão Nacional de Eleições e Parlamento Europeu – Gabinete em Portugal.

 

Ricardo Rodrigues