V Concerto Coral de Natal Solidário de Lagoa

12:00 - 24/11/2025 LAGOA
30 de novembro | 17h00 | Igreja de Ferragudo

No âmbito do seu plano de produções musicais para 2025, a Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa (Algarve), em parceria com a Junta de Freguesia de Ferragudo e com o apoio do Município de Lagoa e da Paróquia de Ferragudo, irá organizar o V Concerto Coral de Natal Solidário de Lagoa, com o Coral Ideias do Levante (Lagoa) e o Grupo Coral de Paderne, que terá lugar na Igreja Matriz de Ferragudo, no dia 30 de novembro de 2025, pelas 17h00. Este concerto encontra-se inserido na Artenata, a já tradicional feira de Natal de Ferragudo.


#SOLIDARIEDADE


A entrada para este espetáculo será efetuada através de um donativo, que reverterá para a Conferência São Vicente de Paulo. Os donativos poderão ser entregues no início ou no final do concerto, nos locais próprios na Igreja de Ferragudo. Os donativos poderão ser em forma de dinheiro ou através de bens essenciais.


#BIOGRAFIAS


Grupo Coral de Paderne - A Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne é fundada em 1859 com a sua Banda Filarmónica. É uma das mais antigas a sul do país. Ao longo do tempo passou por diversas regências e foi criando múltiplas valências musicais, como a Escola de Música, Banda Popular, Orquestra Juvenil, entre outras. Em 1998 surge então um Grupo Coral, como complemento às diversas vertentes instrumentais. O Grupo Coral de Paderne inicia o seu percurso musical sob a direção do maestro Luíz Duarte e com o apadrinhamento do Grupo Coral de Portimão. Seguem-se dois anos de ensaios, apresentações e concertos. Em 2000 chega uma nova regência com a maestrina Ivelina Pereira que se irá manter por 14 anos. Durante este período são imensos os concertos, saraus e encontros corais. No período de 2014- 2023 o grupo passa a ser dirigido por Traute Finken, soprano de longa data no coro. Entre 2023 e 2024 foi a vez de Michele Tomaz, renomada soprano internacional, assumir o cargo de maestrina. Desde setembro de 2024 que o Grupo Coral é dirigido pelo maestro Tiago Horta. O grupo sempre teve uma formação internacional que influenciou o repertório eclético, poliglota e diversificado. Conta atualmente com 20 coralistas de 8 nacionalidades diferentes.

Tiago Horta iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos, na classe de piano da professora Ivete Rebelo, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Aos 15 anos iniciou os estudos de Guitarra Clássica no mesmo Conservatório e Canto, na classe das professoras Isabel Maya e Cristina Gonçalves. Participou em várias masterclasses para estes três instrumentos e foi cantor solista nos musicais da Gulbenkian de Braga no Theatro Circo na estreia de “Pinocchio" de Pierangelo Voltinoni, em 2013, e “Por Este Rio Acima”, de Fausto Bordelo Dias, em 2014. Fez parte de diversos projetos musicais como teclista, baixista e vocalista na música pop/rock em bandas de covers e músicas originais. Acompanha, também, como teclista freelancer vários músicos, atuando em diversos eventos e locais e participando em gravações vídeo e áudio. Em 2018, ingressou na Banda Musical dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso, como percussionista e atualmente é membro da Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, em Loulé. É membro ativo do Coro Comunitário da Orquestra do Algarve desde 2021. Licenciou-se em Música na Universidade de Aveiro na vertente de Direção, Teoria e Formação Musical, na classe do professor e compositor Vasco Negreiros, onde participou frequentemente em concertos como coralista da mesma universidade. É Mestre em Ensino da Música na vertente Direção Coral e Instrumental pela Universidade do Minho. É, desde 2020, professor de Classe de Conjunto – Coro no Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, dirigindo ainda a Orquestra de Sopros e Percussão deste Conservatório e lecionando também desde 2024 a disciplina de Formação Musical, sendo ainda maestro do Coro das Seis (coro comunitário) neste conservatório desde 2020. É maestro do Coro da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne desde setembro de 2024.

Coral Ideias do Levante (Lagoa) - O Coral Ideias do Levante foi fundado em 1996, inserido na associação Ideias do Levante. Inicialmente, contou com a direção artística de Helena Tapadinhas e com a regência do maestro Ricardo Carvalho. Em janeiro de 1998, sob a direção artística do professor José Carlos Bago d’Uva, o grupo passou a trabalhar com base numa renovada conceção de "pedagogia do canto coral". De 2003 até 2016, foi dirigido pelo professor Francisco Brazão e, de 2016 até 2021, foi dirigido pela professora Vera Batista. Em setembro de 2021, o grupo passou a ser dirigido pela maestrina Maria Saramago. Foi acompanhado, ao piano, por Rute Simões, Lutz Kettnaker, Silvia Smeman, Alany Steiner e mais recentemente, por Cristiana Silva. Atuou em diversos pontos da Península Ibérica e organiza vários eventos ao longo do ano, destacando-se a Semana Coral de Lagoa, os "flashmobs" e os concertos de Natal. Interpreta um repertório bastante eclético (e.g., clássico, pop, tradicional, gospel, etc.) como meio de intervenção pedagógica e de formação de público. O Coral ensaia todas as Quartas, das 20h00 às 22h00, no CEFLA, na Cidade de Lagoa. Mais informações via www.ideiasddolevante.info/coral

Maria de Jesus Saramago (diretora artística), natural de Lisboa, entrou para o Instituto Gregoriano de Lisboa, em 1990, onde começou a participar em grupos corais, como por exemplo, no Coro de Câmara da Escola Superior de Música. Termina a Licenciatura em Direção Coral na Escola Superior de Música, no ano de 2000, onde foi aluna de Christopher Bockmann, Vasco Pearce de Azevedo, Eurico Carrapatoso, entre outros. Em 2008, terminou a licenciatura em Psicologia, na área da Linguagem e Logopedia, pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também frequentou a pós-graduação em Dança Movimento Terapia. Durante o seu percurso, fez parte de diversos coros, como o Oriana Ensemble dirigido por Elsa Cortez, o Conductus Ensemble dirigido por Filipa Palhares, e o Syntagma Musicum dirigido por Jorge Alves. Lecionou em vários conservatórios de música, nomeadamente, em Coimbra, Figueira de Foz, Fátima, Ourém, Lagos, Portimão e Lagoa (Algarve). Dirigiu diversos grupos corais, como o Coral Stella Maris (Peniche), o Cor’deLua (Lagoa). Paralelamente, foi também dedicando-se a diversas áreas de desenvolvimento pessoal e terapias complementares.


#LOCALIZAÇÃO


O espectáculo terá lugar na Igreja da Matriz de Ferragudo. Favor consultar o seguinte endereço que contém o mapa com a localização do local do espetáculo:
https://maps.app.goo.gl/EqfwgMA6oT5ZV3ti7


#ENTRADAS


O espetáculo é gratuito, de entrada livre, recomendado para maiores de 6 anos e limitado à lotação existente. Apesar de ser um evento gratuito, qualquer donativo será bem-vindo para ajudar a Conferência São Vicente de Paulo na sua obra de caridade.


#RESERVAS


[ sócios ] A partir de 28 de abril de 2025, somente os sócios da Ideias do Levante (com as quotas regularizadas) poderão efetuar pedidos de reserva para os espetáculos gratuitos produzidos pela associação. Estes pedidos terão de ser efetuados via online através de um formulário próprio.

[ não sócios ] Os "não sócios" da associação poderão ter acesso a um formulário online para relembrar da realização dos eventos mais perto da data e ser informados se, porventura, ou evento esgotou, foi cancelado ou alterado.

Mais informações via https://www.ideiasdolevante.info/reservas


#INFORMAÇÕES


A associação dispõe de uma secção "Helpdesk" onde poderão ser obtidas mais informações sobre a associação e as suas atividades, via https://www.ideiasdolevante.info/helpdesk

O número da secretaria da associação também encontra-se disponível através do 282380053, de Segunda a Sexta (exceto dias feriado pois encerra), das 09:30 às 12:30 e das 14:30 às 17:30.

No próprio dia do evento o número 965017845 estará disponível a partir das 14:00 para mais informações.

Sugerimos sempre contacto atempado para evitar transtornos.


#ASSOCIAÇÃO


A Ideias do Levante é uma associação cultural, fundada a 27 de Abril de 1995, com sede em Lagoa (Algarve, Portugal) e extensão em Portimão (Espaço Portas do Sol), com atividade em torno da formação, produção e promoção cultural, através de projetos regulares e pontuais, não só, na área das artes performativas, como também, na área da saúde e do bem-estar. Mais informações via www.ideiasdolevante.info.


#APOIOS


Esta produção conta com o apoio das seguintes entidades: Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo, Conferência São Vicente de Paulo, Ilargia Recording Studio, Solidó - Instrumentos Musicais, FFotografo Shop, Balance Café, Pastelaria Algarve, Estorninho.biz, Photos4Life, Inforarte, DxO, comunicação social, grupos nas redes sociais, etc.

Consulte o seguinte endereço para mais informações sobre como apoiar a associação:
https://www.ideiasdolevante.info/obrigado

Para mais informações sobre os eventos da Ideias do Levante poderá visitar a página https://www.ideiasdolevante.info/eventos


Ideias do Levante