A taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 5,8% no terceiro trimestre de 2025, uma ligeira descida face ao trimestre anterior e ao mesmo período de 2024.
Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população empregada atingiu 5,33 milhões de pessoas, o valor mais elevado desde que há registo, refletindo um aumento de 1,6% face ao trimestre anterior e 3,7% em termos homólogos. Já a população desempregada foi estimada em 326,6 mil pessoas, menos 0,9% do que no trimestre anterior e menos 2,4% do que há um ano.
De acordo com o boletim, o crescimento do emprego abrangeu praticamente todos os grupos populacionais, com destaque para os trabalhadores entre os 25 e os 34 anos e para os setores dos serviços, nomeadamente comércio, transportes e alojamento e restauração. O trabalho híbrido continua a marcar presença no mercado laboral: cerca de 20% dos empregados trabalharam a partir de casa no período em análise, sendo que 19,4% recorreram a teletrabalho, uma ligeira descida em relação ao trimestre anterior.
A subutilização do trabalho, indicador que inclui o desemprego e outras formas de subemprego, abrangeu 573,9 mil pessoas, correspondendo a uma taxa de 9,9%, ligeiramente inferior à do trimestre anterior. Regionalmente, a taxa de desemprego manteve-se acima da média nacional na Península de Setúbal (6,9%), Grande Lisboa (6,2%) e Norte (6,1%), enquanto as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o Alentejo e o Algarve registaram valores mais baixos, abaixo dos 5,5%.
Idealista News