Citrinos do Algarve IGP no maior mercado de produtos frescos do mundo

15:30 - 25/11/2025 ALGARVE
● Mercado de Rungis, França, movimenta anualmente 1,8 milhões de toneladas de produtos alimentares e vai acolher ação promoção dos citrinos do Algarve no dia 27 de novembro.

● França é o principal destino das exportações de citrinos do Algarve

Os Citrinos do Algarve IGP (Indicação Geográfica Protegida) vão estar em destaque no Mercado Internacional de Rungis, França, o maior mercado de produtos frescos do mundo e um símbolo da excelência alimentar.

No dia 27 de novembro, entre as 5h00 e as 9h00, terá lugar uma ação de promoção para dar a provar os citrinos aos operadores presentes. A iniciativa pretende reforçar o reconhecimento e a notoriedade dos Citrinos do Algarve IGP junto dos fornecedores franceses, evidenciando a sua qualidade, autenticidade e sabor. Esta ação faz parte da campanha de promoção internacional dos Citrinos do Algarve IGP, promovida pela AlgarOrange, a Associação de Operadores de Citrinos do Algarve. Decorre até dezembro de 2026 e tem França como um dos mercados estratégicos.

“França é um parceiro estratégico para os Citrinos do Algarve IGP. Estar em Rungis é estar no coração da distribuição alimentar europeia, a mostrar de forma direta a excelência e a qualidade que caracterizam a nossa produção”, afirma José Oliveira, presidente da AlgarOrange.

 

Citrinos de excelência para sentir o sol

“Délectez-vous de la saveur. Sentez le soleil”, é o convite dirigido aos consumidores franceses para saborearem frutas que refletem o calor do sol, a alegria e o bem-estar que a região algarvia oferece.

Cerca de 87% da produção de citrinos em Portugal está localizada no Algarve e a produtividade média tem crescido de forma sustentável nos últimos anos, graças à eficiência na gestão dos recursos e ao investimento em inovação e tecnologia. O volume de produção na campanha 2023-2024 superou em 10% a média dos últimos 10 anos.

França é um dos principais destinos das exportações de citrinos do Algarve. Em 2024 as vendas para este mercado ultrapassaram os 55 milhões de euros, um crescimento de 7% em comparação com 2023.

Os Citrinos do Algarve IGP - que incluem laranjas, clementinas, tangerinas e limões - distinguem-se pela casca fina, colorida e brilhante, pelo elevado teor de sumo e sabor doce, com o equilíbrio perfeito entre doçura e acidez. Na campanha 2023/2024, a produção qualificada com IGP da União Europeia ultrapassou as 64 mil toneladas, o valor mais elevado da última década.

Rungis: uma montra internacional

Com 234 hectares e mais de 1200 empresas, o Mercado Internacional de Rungis movimenta anualmente 1,8 milhões de toneladas de produtos alimentares. A presença dos Citrinos do Algarve IGP neste espaço de referência reforça o posicionamento do Algarve e de Portugal como produtores de citrinos de excelência reconhecida.

 

Sobre o projeto Internacionalizar + Algarve 3.0

A estratégia para os Citrinos do Algarve IGP está integrada no projeto Internacionalizar + Algarve 3.0 - Promoção do Reconhecimento Internacional da Região do Algarve, que até dezembro de 2026, prevê o desenvolvimento de várias iniciativas de promoção na área agroalimentar, turismo, tecnologia, saúde e mar.

É desenvolvido em copromoção pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, pela AlgarOrange, pela Associação de Turismo do Algarve, pela Comissão Vitivinícola do Algarve, pela Região de Turismo do Algarve e pela Universidade do Algarve, beneficiando para o efeito do cofinanciamento do Programa Regional ALGARVE 2030 | Portugal 2030 e da União Europeia.

Sobre os Citrinos do Algarve IGP Os Citrinos do Algarve IGP – Indicação Geográfica Protegida são produzidos numa área geográfica específica e possuem características que os distinguem de outros: casca fina, colorida e brilhante, pelo elevado teor de sumo e sabor doce, com o equilíbrio perfeito entre doçura e acidez. A produção está limitada aos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Monchique, Olhão, Portimão, S. Brás de Alportel, Silves, Vila Real de Santo António, Loulé (exceto a freguesia de Ameixial) e Tavira, (com exceção da freguesia de Cachopo). A IGP é uma denominação da União Europeia que realça a relação entre a região geográfica delimitada e o nome do produto, sempre que uma qualidade específica, a reputação ou outra característica se deve essencialmente à sua origem geográfica.

Sobre a AlgarOrange A AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve é uma associação empresarial sem fins lucrativos criada em 2018 com a missão de representar e defender os Citrinos do Algarve. Assume-se como a porta-voz oficial do setor e reúne, numa única entidade, as principais empresas e organizações que têm como objetivo primordial a produção sustentada de citrinos de qualidade. Com 11 associados, a AlgarOrange representa cerca de 40% da produção de citrinos no Algarve e 30% da produção nacional de citrinos.

 

Agência Evaristo