Depois da Mercearia Portuguesa, ESPAL e Bafo de Baco, o projeto «Lojas com História» vai passar pelo Café Calcinha no próximo dia 13 de dezembro, sábado, pelas 17h.
O pianista Ricardo Coelho vai animar o icónico café louletano, muito frequentado por turistas, numa iniciativa que pretende promover os estabelecimentos tradicionais com valor cultural e patrimonial, que se tornaram parte do património vivo da cidade, misturando tradição e identidade.
Este evento de dinamização cultural tem entrada livre.
Localizado no centro de Loulé, o Café Calcinha foi durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local.
Ao longo das décadas e no decurso da sua já longa história (abriu as portas a 27 de agosto de 1927), muitos foram os nomes importantes da vila que o frequentaram. Dele fizeram parte figuras de prestígio da vida pública louletana e nacional, destacando-se Frutuoso da Silva, Bernardo Lopes, Bexiga Peres, Pedro de Freitas, Reais Pinto, José Inês ou Joaquim Magalhães. Mas nenhum deles, porém, atingira a notoriedade do poeta popular António Aleixo que, em jeito de homenagem, tem a sua imagem perpetuada à porta deste estabelecimento.
O Café Calcinha é hoje um dos cartões-de-visita da cidade.
CM Loulé