• Programa Frota Solidária existe há 17 anos e, com esta entrega, totaliza 280 viaturas atribuídas a IPSS, o que representa uma devolução à sociedade civil de cerca de 4,8 milhões de euros, consignados pelos contribuintes à Fundação Montepio.
-
Iniciativa de responsabilidade social promove a mobilidade, a inclusão social e o combate ao isolamento em comunidades de todo o país.
-
Cerimónia de entrega de viaturas decorreu no espaço atmosfera m, em Lisboa, e beneficiou instituições de Viana do Castelo, Bragança, Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém, Lisboa e Faro.
Em muitas comunidades portuguesas, a distância física traduz-se em isolamento social, dificultando o acesso a cuidados de saúde, educação e vida comunitária. É para responder a esta realidade que a Fundação Montepio desenvolve, há 17 anos, o Programa Frota Solidária, iniciativa que transforma a confiança dos portugueses, depositada através da consignação de IRS, em mobilidade para quem mais precisa.
Este compromisso ganhou, agora, um novo impulso com a entrega de 12 novas viaturas a igual número de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). A iniciativa representa um investimento social total, em 17 anos, de 8 milhões de euros e eleva para 280 o número total de veículos que o projeto já colocou ao serviço das comunidades, num valor acumulado de cerca de 4,8 milhões de euros consignados pelos contribuintes e à sociedade.
Virgílio Boavista Lima, presidente do Grupo Montepio e da Fundação Montepio, afirma: “Para muitas pessoas em Portugal, a mobilidade não é um dado adquirido. É a diferença entre o isolamento e a comunidade, entre a solidão e uma consulta médica, entre o esquecimento e a inclusão. Cada viatura da Frota Solidária que entregamos é uma promessa de quebrar essas barreiras. Hoje, com o apoio dos portugueses, levamos essa promessa a mais 12 extraordinárias instituições que estão no terreno a mudar vidas, todos os dias.”
As doze instituições que passam agora a contar com uma nova ferramenta de trabalho para ampliar as suas respostas sociais são:
-
Associação Hípica e Psicomotora de Viseu (Viseu)
-
Santa Casa da Misericórdia de Vila Real de Santo António (Faro)
-
Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa (Porto)
-
Centro de Educação Especial do Concelho de Rio Maior (Santarém)
-
ARCIL-Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (Coimbra)
-
Associação de Promoção Social, Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres (Guarda)
-
Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa (Braga)
-
Casa do Povo de Vitorino de Piães (Viana do Castelo)
-
Cooperativa de Educação, Reabilitação Capacitação e Inclusão de Chaves, CRL (Vila Real)
-
Instituição de Apoio Social da Freguesia de Bucelas (Lisboa)
-
Associação de Solidariedade Social do Arieiro (Lisboa)
-
Santa Casa da Misericórdia de Bragança (Bragança)
O Programa Frota Solidária é financiado pela consignação o IRS. A Fundação Montepio recorda que qualquer contribuinte pode apoiar esta e outras causas, sem qualquer custo, bastando, para tal, indicar o NIPC 503802808 no momento de preenchimento da sua declaração.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Lusitania Seguros e da Auto Ribeiro, parceiros que asseguram a primeira anuidade do seguro automóvel e a adaptação técnica dos veículos, respetivamente.
Burson Blobal