Apesar da chuva que insistia em ameaçar o calendário, o espírito comunitário revelou-se mais forte.
Minutos antes da partida, o céu abriu-se para dar passagem a uma celebração de saúde, superação e união. Hoje, 28 de dezembro de 2025, mais de 2000 atletas e marchantes escreveram juntos o último capítulo desportivo do ano na Última Corrida do Ano em Quarteira. Num verdadeiro testemunho de inclusão, a prova abraçou participantes de todos os quadrantes – federados, escolares, militares e populares – que correram a título individual ou em nome da sua equipa, grupo, ginásio ou, o que foi especialmente bonito de ver, em família.
Com dois percursos pensados para todos, 10km de competição e 5km de caminhada, o evento contou com 1920 inscritos oficializados, para além de muitos outros que se juntaram espontaneamente ao movimento coletivo. O ponto de encontro e de celebração final foi a Avenida Sá Carneiro, junto ao Jardim Filipe Jonas, transformada num palco de conquistas pessoais e partilha. Antes do tiro de partida, foi respeitado 1 minuto de silêncio pelo falecimento do Senhor Atletismo do Algarve, Prof. Lara Ramos, ex-presidente da Associação de Atletismo do Algarve e presidente da Assembleia Geral em exercício.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, João Romão, da sua colega de executivo Verónica Martins (ambos participaram na corrida) e Álvaro Bota, bem como Francisco Chumbinho, presidente da Associação de Atletismo do Algarve. Resultados que Inspiram. A competição nos 10km revelou grandes desempenhos: Masculinos: A vitória foi para Morgan Le Guen (Stade Genève, Suíça), seguido por Roberto Reigado e Igor Varela, ambos do Clube Desportivo Areias de S. João, Albufeira. Femininos: O primeiro lugar foi conquistado pela francesa Diotime Boudoussier (CJF Saint-Malo), com o pódio a ser completado pelas atletas locais Mariana Teixeira e Isabel Gonçalves, do Centro Desportivo de Quarteira (CDQ).
Para além dos tempos e das classificações, a organização destacou o verdadeiro espírito da prova com dois prémios extraordinários: um para o atleta mais novo, Manuel Barata, e outro para o atleta mais idoso, José Machado, provando que a paixão pelo desporto e pela vida não tem idade. Este grande evento foi uma organização da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio técnico fundamental da Associação de Atletismo do Algarve.
O seu sucesso e segurança foram ainda garantidos pelo inestimável contributo da GNR, do Clube BTT de Quarteira, do Escutismo Agrupamento 1052 de Quarteira e dos Bombeiros Municipais de Loulé, numa demonstração perfeita de como uma comunidade se une para correr, lado a lado, rumo a um final de ano mais saudável e unido.
Por Jorge Matos Dias