Realizou-se no dia 7 de janeiro à tarde, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), em Faro, a eleição do Presidente e da Comissão Permanente do Conselho Regional, nos termos previstos no Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio.
O Conselho Regional do Algarve é o órgão consultivo da CCDR Algarve, representativo dos vários interesses e entidades relevantes da Região. Este órgão integra os presidentes das câmaras municipais, representantes das freguesias, bem como cerca de duas dezenas de instituições do tecido económico e social da região, do conselho económico e social e do sistema científico. Podem ainda participar nas suas reuniões todos os membros do Conselho de Coordenação Intersetorial, embora sem direito a voto.
A composição da nova Comissão Permanente foi aprovada por maioria, com 30 votos a favor , um voto em branco e um voto contra, passando a ser constituída por Adriano Pimpão, que assume a Presidência; Álvaro Bila (Presidente da Câmara Municipal de Portimão), que desempenhará funções de Vice-Presidente; e Filomena Sintra (Presidente da Câmara Municipal de Castro Marim), Manuel Marreiros (Presidente da Câmara Municipal de Aljezur), Vítor Neto (Presidente do NERA – Associação Empresarial do Algarve, em representação da CIP ) e Paulo Alentejano (Presidente da ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, em representação da CCP), que exercerão as funções de vogais.
A instalação da Comissão Permanente agora eleita prepara o reforço do papel consultivo e estratégico do Conselho Regional na promoção da cooperação institucional e no aprofundamento e acompanhamento da implementação das políticas públicas de desenvolvimento regional na região.
A sessão prosseguiu de acordo com a agenda previamente definida, incluindo a apresentação do ponto de situação da execução e reprogramação Programa Regional Algarve 2030, e apresentações de dados sobre a monitorização do Contrato-Programa celebrado com o Governo, relativos à atividade desenvolvida pela CCDR Algarve em 2025, da responsabilidade dos Vice-Presidentes Elsa Cordeiro, José António Pacheco e Pedro Valadas Monteiro.
Nota curricular do Presidente eleito
Economista e Professor Catedrático Emérito da Universidade do Algarve, Adriano Pimpão possui um vasto percurso académico, institucional e científico, tendo sido Reitor da Universidade do Algarve (1998–2006) e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2001–2005). Exerceu funções governativas como Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional (1995–1997) e desempenhou responsabilidades no domínio das políticas territoriais, designadamente como Membro da Comissão Independente para a Descentralização da Assembleia da República (2018–2019). Entre 1998 e 2019 integrou o Conselho Económico e Social, onde foi ainda Vice-Presidente e relator de vários pareceres sobre matérias estruturantes como as Grandes Opções do Plano, o Orçamento do Estado e a Conta Geral do Estado. No plano cívico foi Presidente da Assembleia Municipal de Loulé e da Assembleia Intermunicipal do Algarve (2013–2020). Integrou ainda a Comissão de Coordenação da Região do Algarve (1986 – 1989) como Diretor Regional de Planeamento e Desenvolvimento. Foi distinguido com diversos títulos honoríficos, destaca-se a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Faro (2006) e de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (2010).
Na reunião foram igualmente eleitos os representantes do Conselho Regional ao comité de acompanhamento do Programa Regional Algarve 2030, tendo sido votados os Presidentes dos Municípios de Loulé e de Albufeira, respetivamente Eng. Telmo Pinto e Eng. Rui Cristina.
CCDR Algarve