São Brás de Alportel deu o pontapé de saída para um novo ano com desporto e energia positiva. A convite do executivo municipal a tempo inteiro, o novo Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Pinto,
visitou o Parque Desportivo Municipal, no passado dia 7 de janeiro, com o objetivo de aprofundar o conhecimento da realidade local e reforçar a articulação do profícuo trabalho em parceria entre entidades.
Esta visita enquadrou-se numa lógica de reforço das boas relações institucionais já existentes, visando aproximar o Instituto Português do Desporto e da Juventude da realidade local nas áreas do desporto e da juventude, bem como potenciar a articulação e a cooperação com o Município, assentes na proximidade, no trabalho em rede e na valorização das boas práticas desenvolvidas no território.
Decorrida num ambiente de diálogo e informalidade, a visita contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Marlene Guerreiro e do Vice-Presidente, responsável pelo pelouro do Desporto, Pedro Ornelas, que se fizeram acompanhar pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, João Costa, e pelo coordenador técnico afeto ao Serviço de Desporto, Paulo Silva. A comitiva acompanhou o Diretor Regional do IPDJ no périplo por diversos equipamentos desportivos do concelho, permitindo a observação direta das infraestruturas, bem como a identificação de necessidades e potencialidades.
A manutenção e a modernização dos equipamentos desportivos, de modo a responderem aos desafios atuais e futuros assumem-se como uma prioridade estratégica para o Município, que reconhece o papel fundamental destas infraestruturas na promoção da prática desportiva, do bem-estar e da inclusão da comunidade.
Neste contexto, foi igualmente sublinhada a procura constante de oportunidades de financiamento que permitam assegurar a conservação, modernização e sustentabilidade dos equipamentos existentes, garantindo respostas adequadas às necessidades da população.
Este momento constituiu um passo fundamental para a definição de estratégias futuras mais eficazes e ajustadas ao contexto local e regional, assentes no trabalho articulado e contínuo entre o IPDJ, o Município e o movimento associativo, numa lógica de proximidade, escuta ativa e colaboração institucional.
Marlene Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal reafirmou no decurso da visita o “seu compromisso com uma política desportiva sustentada, baseada no conhecimento do território, na valorização dos equipamentos municipais e no trabalho de proximidade com as entidades regionais e locais. A formação desportiva para todas as idades, o desporto adaptado, a aposta em espaços que permitam acessibilizar o desporto a toda a comunidade e o trabalho em parceria com as associações que são os grandes motores do desenvolvimento desportivo do concelho, são as grandes apostas da autarquia, que tem por ambição ampliar o Parque de Desporto e Lazer, com alguns equipamentos estruturantes que carecem de grandes investimentos como sejam a Pista de Atletismo, há muito ambicionada pelo concelho e também o projeto de valorização do Polidesportivo. A autarca partilhou os investimentos previstos para este ano, nomeadamente o avanço da obra de ampliação do Complexo de Ténis e Padel e uma fase no plano de reabilitação do Parque Desportivo.”
Uma visão reforçada pelo Vice-Presidente Pedro Ornelas que refere a “aposta na qualificação contínua das infraestruturas desportivas e na identificação de soluções de financiamento essenciais para a prossecução de uma estratégia orientada para a promoção da prática desportiva, do bem-estar e da qualidade de vida da população.”.
CM de São Brás de Alportel