APS e Repsol destacam Sines como polo estratégico na transição energética

09:00 - 17/01/2026 ALGARVE
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A (APS) acolheu, a 14 de janeiro, o evento «Rumo ao net zero: Sines e os caminhos para a descarbonização da indústria», promovido pela Fundação Repsol.

O evento contou com a presença do Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o Presidente da Repsol, Antonio Brufau, os Presidentes da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha e de Santiago do Cacém, Bruno Pereira, bem como diversas entidades e especialistas que debateram a importância da transição energética, descarbonização e inovação no setor petroquímico.

Numa conversa prévia ao evento, o Conselho de Administração da APS liderado por Pedro do Ó Ramos recebeu o Presidente da Repsol, Antonio Brufau, acompanhado pela respetiva comitiva. Este encontro permitiu alinhar a parceria estratégica entre a APS e a REPSOL, fundamental, tendo em conta o papel do polo industrial de Sines para a transição energética ibérica e europeia. Foi sublinhado o contributo dos projetos em curso, quer do lado do Porto de Sines, quer da Repsol, face ao cumprimento das metas de neutralidade carbónica estabelecidas pela União Europeia, salientando-se ainda o papel da Repsol enquanto concessionária do Terminal Petroquímico de Sines, fator que consolida a posição do porto como plataforma de referência na descarbonização da indústria.

Sines afirma-se, assim, como motor da descarbonização industrial, com uma capacidade portuária de excelência e uma plataforma industrial diversificada com uma visão estratégica orientada para a sustentabilidade e competitividade no contexto da transição energética europeia.

 

Unimagem