O pomar tradicional de sequeiro do Algarve que tanto representa da identidade da região é o protagonista de um projeto regional que o Município de São Brás de Alportel integra, com o objetivo de aprofundar o conhecimento e promover a valorização deste património identitário do território algarvio.
O projeto intitulado “Estudo do Pomar Tradicional de Sequeiro do Algarve ao Sistema Importante de Património Agrícola Mundial – SIPAM” é impulsionado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e envolve os municípios do centro do Algarve nomeadamente: Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira.
Reconhecendo o relevante interesse deste projeto para a valorização da paisagem e do património natural e cultural, bem como para a sua dinamização económica e social e para o desenvolvimento de estratégias de sinergia entre territórios, o executivo municipal aprovou a participação do concelho na iniciativa.
No âmbito da sua participação, o Município de São Brás de Alportel pretende desenvolver estudos e ações conexas de promoção e valorização da paisagem e dos valores patrimoniais do barrocal, prevendo um investimento na ordem dos 50.400,00 euros.
Este investimento poderá contemplar a realização de um breve estudo científico sobre o património geológico do barrocal e do território do pomar de sequeiro, a beneficiação da zona de transição entre o Troço A e o Troço B da “Calçadinha” de São Brás de Alportel - via classificada de origem romana que constitui um ex-libris arqueológico do concelho - e a produção de um conjunto de documentários intitulados “Terra Viva - uma abordagem cénica ao património do barrocal”.
O projeto global apresenta um investimento total de 233.700,00 euros.
A iniciativa é objeto de uma candidatura ao Programa Regional Algarve 2030, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
CM de São Brás de Alportel