São Brás de Alportel foi ponto de visita obrigatório nos dias 24, 25 e 26 de julho com a 24.ª Feira da Serra, uma mostra do Algarve genuíno, que todos os anos regressa ao coração da região.
Tema desta edição, os aromas campestres abriram caminho para a comemoração das Bodas de Prata, data que se assinala no próximo ano.
Inspirada nas Ervas Aromáticas a Feira da Serra de São Brás de Alportel recebeu cerca de 26 mil visitantes nos três dias do certame, um novo recorde que vem reforçar a afirmação do evento na região, enquanto elemento diferenciador da oferta turística do sul do país.
A onda da inovação invadiu a Praça do Município com uma escultura em cortiça a reproduzir as ondas do mar numa alusão ao projeto “Surf na Serra do Caldeirão”, num espaço em que marcaram também presença os mais diversos projetos turísticos do concelho.
O Encontro de Sabores, que nesta edição viu nascer um novo espaço de restauração, panorâmico, recebeu, todos os dias, milhares de pessoas que não resistiram a provar as iguarias da Serra do Caldeirão.
O Palco Principal da Feira revelou novos artistas e grupos musicais, como Diogo Piçarra e Veredas da Memória, ao lado de conceituados músicos e grupos, como sejam a Big Band do Algarve, Rita Guerra e Quim Barreiros. Música, dança e demonstrações diversas embelezaram o Palco Sonoridades que teve a honra de assistir a algumas estreias.
O novo Sítio das Ervas Aromáticas desvendou os segredos deste valioso tesouro da natureza enquanto no Palco Sabores sucederam-se deliciosas propostas gastronómicas!
Pelo Picadeiro passaram mais de duas dezenas de cavalos e 50 participantes que deram a conhecer ao público deslumbrantes e ousadas performances de arte equestre. Aos mais pequenos não faltou diversão e a garantia de um serão animado, com a diversidade de brincadeiras e jogos pedagógicos do Sítio dos Curiosos que este ano contou com a presença do Zoomarine a juntar-se aos mais diversos projetos de animação infantil do concelho.
Com um total de 250 stands e mais de 1500 participantes: artesãos, produtores locais, artistas e grupos musicais, associações e entidades, promotores turísticos, empresas locais e regionais, colaboradores e voluntários, a Feira da Serra continua a ser um forte contributo para a dinamização da economia local, atraindo milhares de pessoas ao concelho com o principal objetivo de dar a conhecer o Algarve autêntico, terra de bons ares e qualidade de vida, que é uma porta aberta à serra e uma janela sobre o mar.
“São Brás de Alportel beneficia de uma localização privilegiada no Algarve, respirando os bons ares da serra, a 15 minutos do mar, e reúne uma oferta diversificada e complementar ao turista que visita a região. A Feira da Serra é uma mostra muito completa do que o nosso concelho tem para oferecer a quem nos visita, da tradição do artesanato à riqueza da nossa gastronomia, e é um orgulho ver toda a comunidade envolvida na concretização deste evento, que é, acima de tudo, ponto de encontro para as famílias são-brasenses, residentes e emigrantes, numa festa que é de todos e para todos”, afirmou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
A Feira da Serra de São Brás de Alportel regressa em 2016, no último fim de semana de julho, para celebrar os 25 anos da realização do certame.
Por CM São Brás de Alportel