É com enorme orgulho que o Internacional Club Almancil apresenta o primeiro torneio da sua secção de ténis de mesa.
Acreditamos que as homenagens devem ser feitas em vida, e é com enorme satisfação que anunciamos o I Open Internacional Professor Aquilino Madeira, uma justa celebração de uma das figuras que mais contribuíram para o desenvolvimento do ténis de mesa no concelho de Loulé e em todo o Algarve.
Ao longo da sua carreira, o Professor Aquilino Madeira formou centenas de alunos e atletas, muitos dos quais conquistaram títulos regionais e nacionais, tanto no desporto escolar como no desporto federado.
Este torneio contará com provas para todos os escalões federados, bem como um torneio destinado a não federados, oferecendo aos antigos alunos e atletas do Professor a oportunidade de reviver memórias e reencontrar o espírito desportivo de outros tempos.
Estão abertas as inscrições para o I Open Internacional Aquilino Madeira!
Não percas a oportunidade de participar neste grande evento de ténis de mesa.
Inscrições: ica.tenisdemesa@gmail.com
REGULAMENTO
I – REALIZAÇÃO
Artº. 1º. – O Internacional Club Almancil leva a efeito, no dia 6 de junho (Sábado), o “ I Open Internacional Professor Aquilino Madeira”, um torneio de homenagem a uma das personalidades que mais contribuiu para o desenvolvimento do ténis de mesa algarvio.
Artº. 2º. – O Torneio, com todas as classes, será disputado no Pavilhão Multiusos 25 de Abril (Almancil), e terá o apoio da Câmara Municipal de Loulé e do comércio local e apoio técnico da Associação de Ténis de Mesa do Algarve.
I I – PROVAS
Artº. 3º. – No Torneio poderão participar atletas masculinos e femininos, federados e não federados, e será constituído pelas seguintes Classes:
Séniores
- Sub 19
- Sub 15
- Sub 13
- Sub 11
- Sub 9
a) Caso se verifique insuficiência de inscrições numa determinada classe, a organização reserva-se o direito de proceder a agrupamentos.
b) A organização não se responsabiliza por qualquer ocorrência com os atletas não federados.
Artº. 4º - O Torneio será disputado em sistema misto: 1ª Fase – Grupos / 2ª Fase – Mapa Final.
Artº. 5º. – O Torneio conta para a Classificação Regional de Atletas, da Associação de Ténis de Mesa do Algarve.
Artº. 6º - As provas terão o seu início pelas 09,30 Horas de Sábado – 6 de junho de 2026 – estando a sua conclusão prevista para às 20,00 Horas.
I I I – INSCRIÇÕES
Artº. 7º. – Cada Clube pode inscrever o número de atletas que entender nas classes acima referidas.
Artº. 8º. – Os Atletas Estrangeiros, que participem neste Torneio deverão estar devidamente legalizados nas Federações dos respetivos Países.
Artº. 9º. – O custo das inscrições é de:
- 10,00€ por cada atleta sénior;
- 6,00€ por cada atleta jovem.
Artº 10º. – As inscrições apenas serão consideradas quando:
a) Tenham dado entrada até às 24 horas de Segunda-feira, no dia 1 de junho de 2026 no E-mail do Internacional Club Almancil: ica.tenisdemesa@gmail.com ou no e-mail oficial da ATMALGARVE: tecnica@atmalgarve.com
Obs.: Quaisquer pedidos de esclarecimento através do telemóvel nº 917076971 – Celso Madeira, ou nº. 918204184 – Nuno Fernandes;
Artº. 11º. - O pagamento das inscrições é obrigatório, independentemente da participação ou não do atleta, classe ou clube e deverá ser efectuado, antes do dia da prova, pelo clube que o atleta representa.
IV – SORTEIOS
Artº. 12º. – Os sorteios do Torneio serão efectuados no dia 1 de junho de 2026, a partir das 20,00 horas, na Sede da Associação de Ténis de Mesa do Algarve.
Artº. 13º. – A Organização afixará no Pavilhão, em local bem visível e acessível, os mapas de cada prova, que irão sendo atualizados no decorrer da mesma.
V – DELEGADOS
Artº. 14º. – Os Delegados representarão os seus clubes e deverão identificar-se junto da Organização, pelo menos, 15 minutos antes do início das Prova.
VI – ATLETAS
Artº. 15º. – Os atletas a competir deverão estar equipados de acordo com as Regras da I.T.T.F.
VII – ARBITRAGEM E PROTESTOS
Artº. 16º. – Os jogadores que não estiverem a jogar deverão arbitrar os jogos dos colegas;
Artº. 17º. – Quando um Delegado julgar ter motivos para protesto, deverá declará-lo no verso do Boletim de Jogo, antes de o mesmo ser entregue à Comissão Técnica.
Artº. 18º. – Os protestos de arbitragem serão apreciados pelo Diretor Técnico da Associação de Ténis de Mesa do Algarve, o qual emitirá a decisão final.
VIII – DISPOSIÇÕES DIVERSAS
Artº. 19º. – As bolas a utilizar neste Torneio serão as oficializadas pela F.P.T.M. para a presente época, e a sua apresentação é da responsabilidade dos atletas.
IX – PRÉMIOS
Artº. 20º. – Serão atribuídos os seguintes prémios: 3
- Taça – 1º e 2º Classificados de cada Classe;
- Medalha – 3º e 4º Classificados de cada Classe.
Internacional Clube de Almancil