A FRAP Algarve e o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, de Lagos, promovem no próximo dia 30 de maio, pelas 09h00, no Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel, o encontro regional Algarve Edu Talks, subordinado ao tema:
“Incluir para Integrar, Integrar para ter Sucesso: Inclusão e Sucesso de Alunos Migrantes”
Num contexto de crescente diversidade cultural e linguística nas escolas, o encontro pretende afirmar-se como um espaço de reflexão, partilha de experiências e construção de respostas educativas mais inclusivas, envolvendo diferentes agentes da comunidade educativa.
A iniciativa reunirá direções de agrupamentos, docentes, técnicos especializados, mediadores linguísticos e culturais, associações de pais, autarquias e comunidade educativa, promovendo o diálogo entre escola, famílias e território enquanto pilares fundamentais para a integração e sucesso educativo de todos os alunos.
O programa contará com a participação do Presidente da ANDAEP, Filinto Lima, responsável pela moderação do painel dedicado ao Português Língua Não Materna (PLNM) em contexto escolar, bem como da especialista em mediação linguística e cultural, Isabel Oliveira, que dinamizará uma sessão prática dedicada à mediação em contexto educativo.
Durante a manhã serão apresentadas experiências e estratégias desenvolvidas por agrupamentos escolares do Algarve, nomeadamente:
-
Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel;
-
Agrupamento de Escolas D. Dinis - Quarteira;
-
Agrupamento de Escolas de Albufeira;
-
Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes - Olhão;
-
Agrupamento de Escolas Júlio Dantas - Lagos.
Os participantes poderão conhecer projetos e práticas relacionados com:
-
PLNM em contexto escolar;
-
diversidade linguística;
-
integração de alunos migrantes e CPLP;
-
mediação intercultural;
-
multiculturalidade em contexto educativo;
-
práticas colaborativas entre escola, famílias e comunidade.
A componente da tarde terá um carácter mais prático e participativo, centrado no papel da mediação linguística e cultural, incluindo um workshop colaborativo com análise de situações reais e estratégias de intervenção em contexto escolar.
A organização convida toda a comunidade educativa a participar neste momento de partilha e construção conjunta, reforçando a importância de uma escola inclusiva, humanizada e promotora de igualdade de oportunidades.
A iniciativa encontra-se acreditada como Ação de Curta Duração (ACD) para educadores e professores dos ensinos básico e secundário, com a duração de 6 horas.
A participação é gratuita, mediante inscrição através do CFAE:
https://centroruigracio.cfae.pt/formando/oferta-formativa/
Ficha do Evento
Local: Cineteatro Jaime Pinto – São Brás de Alportel
Data: 30 de maio de 2026
Hora: 9h00
Frap Algarve

