Volta Solidária | Bicicleta e Camisola Amarela do vencedor em Leilão

16:11 - 10/08/2015 DESPORTO
Gustavo Veloso foi Rei e o mais pesado dos vencedores

Terminadas, em Lisboa, as grandes emoções da Volta a Portugal em bicicleta, a organização, Podium Events, faz  o balanço de uma iniciativa solidária que decorreu paralelamente à competição ganha por Gustavo Veloso (W52-Quinta da Lixa).

Durante duas semanas, a Volta deu especial destaque ao peso dos corredores. Diariamente a marca NOBRE ofereceu produtos alimentares em quantidade equivalente ao peso do vencedor de cada tirada. Os beneficiários foram Instituições Particulares de Solidariedade Social selecionadas pelos municípios que receberam finais de etapa.

Sempre que cortavam a linha de meta, os vencedores de etapa eram pesados, em público, numa balança colacada junto ao pódio. Nos 11 dias de prova apenas os espanhóis, Gustavo Veloso e Delio Fernández repetiram o ritual. Curiosamente Veloso variou de peso nas duas vezes em que subiu à balança.

 

Etapa

Vencedor

Peso

Prólogo Viseu-Viseu (CRI)                           

Gaetan Billie 

70,6 Kg

1ª Pinhel-Bragança                                    

Vicente de Mateos             

65,5 Kg

2ª Macedo Cavaleiros- Montalegre               

Delio Fernández                   

69,3 Kg

3ª Boticas-Fafe                                              

Davide Vigano                     

68,9 Kg

4ª Alvarenga-Mondim de Basto (Srª.  Graça)

Filipe Cardoso                  

69,1 Kg

5ª Braga-Viana do Castelo    

José Gonçalves          

68,8 Kg

6ª Ovar-Oliveira de Azeméis      

Gustavo Veloso          

71,1 Kg

7ª Condeixa-a-Nova-Seia (Torre)  

Delio Fernández       

69,0 Kg

8ª Guarda-Castelo Branco                  

Eduard Prades                     

64,8 Kg

9ª Praia do Pedrógão- Leiria (CRI)            

Gustavo Veloso                    

69,8 Kg

10ª Vila Franca Xira – Lisboa                     

Matteo Maluccelli                  

69,9 Kg

 

Entre os nove homens que foram à balança, o mais pesado foi exatamente o vencedor da Volta a Portugal, Gustavo Veloso. O mais leve foi o compatriota e adversário, Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) com 64,8 quilos.

 

Bicicleta e Camisola Amarela do Vencedor em Leilão

 

Porque a Volta a Portugal em bicicleta é solidariedade em várias frentes destaca-se uma outra iniciativa, ainda a decorrer. Trata-se de uma venda pública solidária que reverte para a Associação Salvador. Esta instituição promove a melhoria das acessibilidades e desenvolve projetos que melhorem a integração e qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida.

O leilão da Camisola Amarela Liberty Seguros de Gustavo Veloso, assim como da bicicleta do vencedor da Volta estão em leilão até às 24 horas do dia 19 de agosto e tem base de licitação de €105 e €1500, respetivamente. O leilão virtual acontece em www.esolidar.com. O valor angariado tem como destino construir uma casa de banho com acessibilidade para o Deviny, um menino com 10 anos com mobilidade reduzida que toma banho num alguidar.

Descrição Bicicleta Gustavo Veloso: CORRATEC CCT PRO DURA ACE: tamanho M, feita em fibra de carbono para máxima rigidez. Design exclusivo, super leve, super rápida e elegante. RODAS/CUBO: ZZYZX carbono completa aros 700c e transmissão Dura Ace. QUADRO: CCT Pro, tubo de alta pressão para construção do tubo em carbono japonês.

Por: 77ª Volta Portugal Liberty Seguros