O Município de Lagoa investe num plano de reforço na recolha de resíduos urbanos para a época de verão

15:46 - 09/06/2014 LAGOA
A Câmara Municipal de Lagoa apresentou um plano tendo em vista diminuir o impacto na deposição dos resíduos urbanos que habitualmente se verifica no período de verão.

Neste plano, para além da aquisição de uma nova viatura de recolha de resíduos cujo valor ascende a 185.000 euros, estão contempladas as seguintes medidas:

a)   Aumento da frequência da recolha

Esta medida prevê um aumento significativo da frequência de recolha dos contentores de acordo com o seguinte calendário:

1 a 30 de Junho: recolha de segunda a sexta-feira das 5 às 12 Horas e ao sábado das 5 às 11 horas;

1 de Julho a 14 de Setembro: recolha ininterrupta, incluindo domingos, das 5 às 12 horas.

Este alargamento implicará a realização de 2.787 horas extraordinárias pelos trabalhadores afetos a este serviço, correspondendo a um custo adicional de cerca de 12.700 €.

b)   Sensibilização ambiental

Com esta medida o Município de Lagoa pretende lançar à discussão pública a problemática dos resíduos por forma a sensibilizar os lagoenses para a importância das boas práticas ambientais. Esta medida contempla também ações de sensibilização porta-a-porta com os comerciantes, envolvendo-se a Algar na qualidade de responsável pela recolha de reciclados.

c)   Reforço da fiscalização

O Município irá reforçar a fiscalização de forma a garantir o cumprimento das normas e recomendações resultantes dessas mesmas campanhas, estando previstas ações fora do habitual período de trabalho.

d)   Reforço da recolha seletiva

Parte significativa da falta de recolha atempada diz respeito aos vidros, embalagens papéis e cartão cuja responsabilidade é da exclusiva competência da Algar. Neste sentido a empresa Algar comprometeu-se a reforçar os seus meios humanos e equipamentos, de forma a dar uma resposta mais eficaz à maior produção de resíduos recicláveis que também se verifica nesta altura, melhorando o estado de limpeza do ecopontos e das envolventes dos mesmos, evitando a deposição desses resíduos no exterior desses equipamentos.

e)   Sinalização junto dos Ecopontos

Porque a recolha nem sempre é possível efectuar devido à proliferação de estacionamentos em frente aos contentores foi colocada sinalização vertical por forma a permitir às autoridades policiais uma intervenção mais eficaz sobre os infratores.

Com estas medidas o município de lagoa pretende prestar um serviço de melhor qualidade consentâneo com as exigências de um município vocacionado para o turismo.