Antes de Abril: Tavira e o Algarve durante a Ditadura do Estado Novo (1926-1974) – PARTE I

11:30 - 16/10/2026 OPINIÃO
Por: Miguel Peres Santos (Gestor Cultural / Historiador) - e-mail: apdsmiguel@gmail.com / Instagram: @miguelapdsantos

Escrever sobre Tavira e o Algarve durante a Ditadura do Estado Novo implica evitar duas simplificações frequentes. A primeira consiste em reduzir quase meio século de história a uma sucessão de governantes, leis e instituições repressivas, como se a ditadura existisse apenas nos ministérios de Lisboa, nas salas da censura ou nas prisões políticas. A segunda transforma o Algarve anterior ao turismo de massas numa paisagem imóvel, feita apenas de pobreza, ruralidade e isolamento. Nenhuma destas imagens é inteiramente falsa, mas ambas são insuficientes. A ditadura foi um sistema político nacional que se materializou nos municípios, nas escolas, nas igrejas, nos sindicatos nacionais (controlados pelo regime), nas Casas do Povo e dos Pescadores, na imprensa, nas associações recreativas e até na maneira como se organizavam as festas. O Algarve, por sua vez, era uma região periférica e desigual, mas não fechada: ligava-se ao Mediterrâneo e ao Atlântico, mantinha relações antigas com a Andaluzia e o Norte de África, exportava frutos secos e conservas, enviava homens para a pesca e para a emigração e, a partir da década de 1960, entrou numa transformação turística que alteraria profundamente o território.

Tavira constitui um observatório particularmente revelador dessa realidade. O Concelho reunia, numa mesma unidade administrativa, a cidade ribeirinha, a faixa costeira e as comunidades marítimas, o barrocal agrícola e a serra de povoamento disperso. Nele coexistiam proprietários, comerciantes, funcionários públicos, militares, pescadores, operários conserveiros, artesãos, trabalhadores rurais e pequenos camponeses. A cidade concentrava os serviços, o poder municipal, a imprensa e parte significativa da vida associativa; as freguesias rurais e marítimas conservavam ritmos de vida próprios, embora estivessem igualmente sujeitas às instituições corporativas, à autoridade administrativa, à Igreja, à escola e aos mecanismos de vigilância do regime. Esta diversidade aconselha uma leitura que cruze a história política com a história económica, social e cultural.

O presente trabalho adota, por isso, uma cronologia larga, iniciada com o golpe militar de 28 de maio de 1926 e terminada no dia 24 de abril de 1974, a última jornada completa da ditadura. Em sentido jurídico estrito, o Estado Novo começou com a Constituição de 1933; contudo, a Ditadura Militar de 1926-1933 criou as condições políticas, policiais e administrativas que permitiram a sua institucionalização. A opção de parar na véspera da revolução é deliberada: procura observar Tavira ainda dentro do horizonte político, social e informativo do regime, sem projetar retrospetivamente sobre os seus habitantes o conhecimento do que sucederia no dia seguinte.

A abordagem combina bibliografia geral sobre o salazarismo com estudos dedicados ao Algarve e a Tavira, dados dos recenseamentos de 1960 e 1970, imprensa local e referências aos fundos do Arquivo Municipal de Tavira. Os jornais Povo Algarvio e O Tavira são tratados simultaneamente como fontes de informação e como objetos históricos. Registam preços, obras, anúncios, espetáculos, cerimónias e inquietações, mas fazem-no sob censura, por meio de escolhas editoriais e dentro de redes locais de poder. A leitura crítica exige, por isso, atender tanto ao que imprimiram como ao que não puderam ou não quiseram dizer.

O objetivo não é apresentar uma história total, mas propor uma interpretação suficientemente ampla para articular política, economia, território e experiência quotidiana. Pretende-se perceber como uma ditadura centralizadora se enraizou num território do Sul; como a agricultura, a pesca, as conservas, o pequeno comércio e, mais tarde, o turismo sustentaram ou desorganizaram comunidades; como água, esgotos, habitação, transportes, escolas e saúde condicionaram o sentido concreto da palavra «progresso»; e como um território longe de permanecer imóvel foi atravessado por mudanças que o próprio regime procurou dirigir sem conseguir dominar inteiramente.

PORTUGAL ENTRE A DITADURA MILITAR E O ESTADO NOVO

O golpe militar de 28 de maio de 1926 encerrou a experiência parlamentar da Primeira República e abriu um período de suspensão das liberdades políticas, dissolução do Congresso, censura e governo autoritário. A Ditadura Militar não nasceu, porém, com um projeto político inteiramente definido. No seu interior coexistiam militares conservadores, republicanos autoritários, monárquicos, católicos e defensores de soluções corporativas. Foi nesse espaço instável que António de Oliveira Salazar, ministro das Finanças desde 1928 e presidente do Conselho a partir de 1932, construiu progressivamente uma posição dominante. A reorganização financeira do Estado, apresentada como restauração da ordem, deu-lhe prestígio e permitiu-lhe subordinar a política económica e, depois, o conjunto do sistema político[1].

A Constituição de 1933 institucionalizou uma república autoritária, corporativa, nacionalista, colonial e antiparlamentar. Embora mantivesse formalmente órgãos como o Presidente da República e a Assembleia Nacional, o sistema eliminava o pluralismo partidário, limitava severamente os direitos políticos e concentrava o poder efetivo no Governo e no Presidente do Conselho. A União Nacional, criada a partir do Estado, não funcionava como um partido de massas autónomo, mas como instrumento de seleção e enquadramento das elites fiéis ao regime. As eleições eram condicionadas pelo recenseamento restritivo, pela desigualdade de meios, pela censura, pela perseguição dos opositores e pelo controlo administrativo. O Estado Novo apresentava-se como superação da conflitualidade liberal e da luta de classes, substituindo-as pela imagem de uma comunidade nacional organicamente harmoniosa, composta por famílias, municípios e corporações[2].

 

 
   

 

Fig. 1 - Cartaz de propaganda à Constituição de 1933, de Almada Negreiros

Fonte: NEGREIROS, Almada (1933) — Nós queremos um Estado forte! Votai a nova Constituição (Cartaz), Lisboa

Essa ordem repousava em diversos mecanismos complementares. A polícia política - sucessivamente PVDE, PIDE e DGS - vigiava, prendia e interrogava opositores; os tribunais especiais e as prisões políticas completavam o aparelho repressivo; a censura prévia controlava jornais, livros, teatro, cinema e outras formas de expressão; a Legião Portuguesa e a Mocidade Portuguesa procuravam mobilizar adultos e jovens em torno do nacionalismo autoritário; a escola, a propaganda e as organizações corporativas difundiam valores de obediência, disciplina, religião, família e império. A repressão não atingia todos da mesma maneira, nem precisava de estar sempre visível. O conhecimento de que uma palavra, uma reunião ou uma denúncia poderiam ter consequências produzia autocensura e prudência, tornando o medo um elemento quotidiano da estabilidade do regime[3].

O regime consolidou-se também através de compromissos sociais e institucionais. A Concordata de 1940 com a Santa Sé, reforçou a presença pública da Igreja Católica, particularmente importante na educação, na moral familiar e na assistência. A organização corporativa enquadrou trabalhadores e patrões em sindicatos nacionais, grémios, Casas do Povo e Casas dos Pescadores, proibindo a liberdade sindical e as greves. Ao mesmo tempo, obras públicas, escolas, estradas, eletrificação, abastecimento de água e equipamentos administrativos permitiam ao Estado apresentar-se como agente de modernização. Esta combinação de repressão, integração e obra material ajuda a compreender a duração da ditadura: o Estado Novo não viveu apenas da violência, mas também da capacidade de organizar dependências, distribuir recursos, selecionar intermediários locais e converter melhoramentos concretos em legitimidade política[4].

 

           
   

 

Fig. 2 - Cartazes de propaganda do Estado Novo, da série «A Lição de Salazar», que exaltam os valores de Deus, Pátria e Família, o corporativismo e a alegada harmonia social, apresentando as obras públicas e a transformação da paisagem como símbolos do progresso promovido pelo regime.

Fonte: BARATA, Martins (1938) — A Lição de Salazar (Cartaz), Lisboa

Depois da Segunda Guerra Mundial, Portugal conheceu mudanças que entraram em tensão com a imagem ruralista e autárcica dos anos de 1930. Os Planos de Fomento, a industrialização, a adesão à EFTA, o investimento estrangeiro, a expansão urbana e o crescimento do consumo transformaram progressivamente a sociedade. A candidatura presidencial de Humberto Delgado, em 1958, revelou a dimensão do descontentamento e expôs os limites da fachada eleitoral do regime. A partir de 1961, a guerra em Angola, Guiné e Moçambique prolongou-se durante treze anos, mobilizando sucessivas gerações de jovens, absorvendo um elevado número de recursos e isolando internacionalmente o país. A emigração para a Europa, em grande parte clandestina nos primeiros anos, tornou-se uma saída para a pobreza, para a falta de perspetivas e, em alguns casos, para o serviço militar.

Quando Marcello Caetano substituiu Salazar, em 1968, prometeu uma "renovação na continuidade". Algumas expectativas de abertura acompanharam os primeiros tempos do novo Governo, mas a censura permaneceu sob a designação de exame prévio, a polícia política tornou-se DGS e a guerra colonial prosseguiu. A modernização económica e social avançava mais depressa do que a liberalização política. Em 1974, Portugal era um país profundamente diferente do que existira em 1933, mas continuava submetido a instituições incapazes de integrar democraticamente essa mudança. Essa contradição, sentida em Lisboa e nas grandes cidades, também atravessava o Algarve e Tavira.

O ALGARVE ENTRE A PREIFERIA NACIONAL, A FRONTEIRA E A ABERTURA AO EXTERIOR

Durante grande parte do Estado Novo, o Algarve ocupou uma posição periférica na economia portuguesa. A distância dos principais centros industriais, a fragilidade das ligações rodoviárias e ferroviárias, a escassez de investimento e a dependência de atividades sujeitas à irregularidade do clima e do mar condicionavam o desenvolvimento regional. A propaganda nacional preferia frequentemente representar o Algarve como cenário pitoresco, solarengo e tradicional, feito de casas brancas, chaminés rendilhadas, amendoeiras em flor, pescadores e camponeses. Essa imagem podia promover a região, mas ocultava as desigualdades sociais, o trabalho sazonal, a precariedade e a vulnerabilidade de muitas famílias.

O Algarve não constituía, todavia, uma realidade homogénea. Barlavento e Sotavento tinham especializações e redes urbanas diferentes; o litoral, o barrocal e a serra apresentavam estruturas fundiárias, formas de povoamento e atividades económicas distintas. Lagos, Olhão, Portimão e Vila Real de Santo António destacavam-se pela pesca e pelas conservas; Faro concentrava funções administrativas; Loulé articulava um território amplo e diversificado; Silves conservava uma forte identidade operária e agrícola; Tavira relacionava a cidade e o porto fluvial com as freguesias marítimas, os pomares de sequeiro, as hortas e a serra. Falar do Algarve exige, portanto, reconhecer uma unidade regional construída sobre diferenças internas.

Também é enganador imaginar a região como um extremo fechado do território nacional. O Guadiana era fronteira política, mas igualmente via de circulação. As populações do Sotavento mantinham contactos económicos, familiares e culturais com a Andaluzia, Gibraltar e Marrocos. O contrabando e a emigração clandestina faziam parte de estratégias de sobrevivência com raízes anteriores ao Estado Novo. Pelas estradas, pelo rio e pelo mar circulavam pessoas, bens, notícias e experiências que relativizavam o isolamento imposto pelo centro político. A investigação de Maria do Livramento Dias, baseada em processos judiciais das comarcas de Vila Real de Santo António, Tavira, Olhão e Faro, mostra que homens e mulheres partiam clandestinamente para trabalhos agrícolas, pesca, construção e indústria conserveira em Espanha, Gibraltar e Marrocos, recorrendo a redes locais de angariadores e transportadores[5].

A fronteira tinha assim uma dupla natureza. Para o Estado, era um espaço a fiscalizar, sobretudo num período marcado pela Guerra Civil de Espanha, pela Segunda Guerra Mundial, pelo contrabando e pela emigração ilegal. Para as comunidades locais, era uma zona de contacto e oportunidade. O regime procurava fixar a população, controlar os passaportes e enquadrar a mobilidade, mas a necessidade económica frequentemente ultrapassava a norma. Esta tensão entre território administrado e território vivido é fundamental para compreender o Sotavento Algarvio: a lei desenhava uma linha; as populações construíam uma rede.

A economia algarvia assentava numa combinação de atividades e não numa especialização única. A agricultura fornecia cereais, vinho, azeite, hortícolas, citrinos e os frutos do chamado pomar tradicional de sequeiro — figo, amêndoa e alfarroba — destinados ao autoconsumo, aos mercados urbanos e à exportação. A pesca alimentava comunidades costeiras e unidades industriais; o sal, a cortiça, a construção, o comércio e os serviços completavam o quadro. Esta diversidade protegia parcialmente as famílias das crises de um só setor, mas também significava que muitos rendimentos eram sazonais e baixos. Um agregado podia depender, ao longo do ano, de uma pequena parcela, de jornas agrícolas, de trabalho numa fábrica, de uma campanha de pesca e de remessas enviadas por um familiar emigrado.

No litoral, a indústria conserveira representou uma das formas mais avançadas de industrialização regional. Portimão, Olhão, Lagos e Vila Real de Santo António formaram os principais núcleos, embora Tavira também possuísse fábricas e atividades ligadas à preparação do pescado. A produção dependia da matéria-prima, das campanhas de sardinha e atum, dos mercados externos e do fornecimento de folha-de-flandres, óleo e outros materiais. As guerras podiam abrir mercados e, simultaneamente, criar dificuldades de abastecimento. A irregularidade da pesca transferia-se para a fábrica: períodos de trabalho intenso alternavam com paragens, afetando de modo particular uma mão de obra feminina remunerada de forma desigual e frequentemente contratada segundo as necessidades da produção[6].

O interior serrano participava nesta economia a partir de uma posição mais frágil. A distância, a dispersão do povoamento, os caminhos deficientes e a menor proximidade dos serviços encareciam deslocações e comercialização. A serra não era exterior ao mercado: vendia produtos, fornecia mão de obra e recebia mercadorias. Contudo, fazia-o em condições menos favoráveis. A diferença entre litoral e interior, mais tarde agravada pelo turismo, já era visível na distribuição de equipamentos, no acesso à escola e à saúde e nas possibilidades de emprego.

Uma leitura comparativa ajuda a situar Tavira. Faro concentrava administração distrital, ensino e serviços; Olhão possuía uma economia marítima e conserveira mais densa; Loulé articulava uma extensa área rural com comércio e indústria; Silves combinava agricultura, cortiça e uma memória operária politicamente expressiva; Lagos e Portimão integravam pesca, conservas e, progressivamente, turismo; Vila Real de Santo António vivia intensamente da indústria, do Guadiana e das relações fronteiriças. Tavira partilhava elementos de quase todos estes modelos sem dominar inteiramente nenhum deles. Era cidade administrativa e comercial de escala concelhia, porto de uma economia em retração, centro agrícola, praça militar e lugar patrimonial que procurava entrar no novo circuito turístico.

Essa posição intermédia oferece uma chave interpretativa. Tavira não era o centro mais industrializado, nem o principal destino turístico, nem a capital administrativa; mas também não era uma vila rural fechada ou a cidade de maior dimensão. A sua trajetória mostra como a modernização regional se processou fora dos polos mais dinâmicos: por acumulação lenta de equipamentos, declínio de atividades antigas, mobilidade demográfica e esforços persistentes de promoção local. O desfasamento em relação a Faro, Portimão ou Albufeira alimentava queixas e reivindicações, enquanto a preservação do tecido urbano e da paisagem começava a ser convertida em vantagem turística.

A abertura do Aeroporto de Faro em 1965 simbolizou uma mudança de escala. O Algarve passou a relacionar-se mais diretamente com mercados turísticos europeus e o litoral tornou-se objeto de investimento imobiliário. Contudo, os benefícios distribuíram-se desigualmente. As áreas com melhores praias acessíveis, alojamento e capital obtiveram crescimento mais rápido. No Sotavento, a barreira das ilhas, sapais e canais da ria condicionava os acessos, mas preservava também uma paisagem distinta. Em Tavira, a dificuldade de chegar à praia e a ausência de grandes infraestruturas podiam ser entendidas como atraso; mais tarde seriam vistas igualmente como elemento de diferenciação.

Por isso, a periferia algarvia deve ser pensada em escalas sobrepostas. O Algarve era periférico em relação a Lisboa e aos centros industriais; o Sotavento podia parecer periférico em relação ao Barlavento turístico; a serra era periférica em relação ao litoral; e certas freguesias ou montes permaneciam afastados da própria cidade de Tavira. O Estado Novo falava em unidade nacional e progresso, mas a experiência concreta dessa unidade dependia da estrada, da camioneta, da eletricidade, do telefone, da água canalizada e da proximidade de uma escola ou de um médico.

 

 



[1] ROSAS, Fernando (1994); História de Portugal – Vol. VII: O Estado Novo (1926-1974), Círculo de Leitores, Lisboa; MATTOSO, José (1994); História de Portugal – Vol. VII: O Estado Novo (1926-1974), Editorial Estampa, Lisboa 

[2] CRUZ, Manuel Braga da (1998); O Partido e o Estado no Salazarismo, Presença, Lisboa; ROSAS, Fernando (2012); Salazar e o Poder: A Arte de Saber Durar, Tinta-da-China, Lisboa

[3] PIMENTEL, Irene Flunser (2007); A História da PIDE, Círculo de Leitores / Temas e Debates, Lisboa; MELO, Daniel (2001); Salazarismo e Cultural Popular (1933-1958), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa

[4] LUCENA, Manuel de (1976); A Evolução do Sistema Corporativo Português – Vols. I-II, Perspetivas e Realidades, Lisboa; ROSAS, Fernando (2012); Salazar e o Poder: A Arte de Saber Durar, Tinta-da-China, Lisboa

 

[5] DIAS, Maria do Livramento (2012); A Emigração Clandestina do Sotavento do Algarve para Marrocos Durante o Estado Novo, Universidade do Algarve, Faro (Dissertação de Mestrado)

[6] REBELO, Maria José Fortes (2010); As Indústrias de Pesca e de Conservas de Atum no Algarve do Século XX, Universidade do Algarve, Faro (Dissertação de Mestrado)