18ª Edição dos Dias Medievais de Castro Marim

17:44 - 18/08/2015 CASTRO MARIM
A 18ª edição dos Dias Medievais de Castro Marim está a chegar. Os dias de magia e de fantástico, na sua pluralidade e nas suas contradições, regressam à vida de Castro Marim de 26 a 30 de agosto, este ano com algumas novidades.

Pela primeira vez com a duração de cinco dias, os Dias Medievais de Castro Marim surpreendem ainda este ano com o alargamento da Feira Medieval à zona nascente da vila. Assim, com o maior investimento e aumento de custos proporcional, o município de Castro Marim passará a cobrar entrada no recinto da vila, a partir dos 12 anos, pelo valor de 2 euros.

O palco principal continua a ser o castelo da vila, o cenário ideal para as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, a exposição de instrumentos de tortura e punição, as mostras gastronómicas e os grandes espetáculos. O acesso ao castelo, que garante acesso ao mercado e aos brindes também, tem um custo de 6 euros por pessoas, sendo que dos 6 aos 11 anos será apenas 3 euros.

O banquete medieval, assinado pelo chef Louis Anjos, que decorre também no castelo e é apenas acessível mediante reserva, tem um custo de 30 euros, garantindo acesso a tudo – mercado medieval, castelo, brindes. À luz misteriosa das tochas e ao som da guitarra clássica, os convidados vão também desfrutar de toda a animação do evento, uma vez que todos os grupos passam por lá.

Os MUNÍCIPES do concelho de Castro Marim terão acesso GRATUITO a todo o evento, tendo apenas que levantar as suas credenciais, a partir de hoje, no Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) e Juntas de Freguesia de Azinhal, Altura e Odeleite. GRATUITA será também a entrada no Castelo para crianças até aos 5 anos e na Feira Medieval até aos 12 anos.

Personagens mitológicas e históricas, guerreiros, monstros, princesas, reis e rainhas, as várias classes sociais - clero, nobreza, burguesia e povo -, desfilarão pela vila de Castro Marim, num revivalismo da contradição barbárie e cultura, que tão bem caracteriza a Idade Média, palco de guerras, violência, da mortífera peste negra, de torturas, mas também de decisivos acontecimentos históricos e magníficas produções culturais e artísticas, como a criação da cidade, dos bancos, dos câmbios e também da universidade. 
Não existe um universo imaginário que se preste mais à deambulação e ao sonho do que o medieval. A matéria de que é feita a memória desses tempos é vaga e imprecisa e nela se confundem acontecimentos e lendas, imagens e sonhos de origem obscura, o natural e o sobrenatural, o visível e o invisível.

Todo este fascínio, entre mundos de sombra e luz, de inquietação e de descoberta, será alimentado pela animação de rua, com grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros.

Os bilhetes estão à venda no final desta semana e podem ser adquiridos no Mercado Municipal de Castro Marim, em pontos de venda colocados nas praias do concelho - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza e, durante o evento, nas bilheteiras dispersas pela vila de Castro Marim.

Entre 26 e 30 de agosto, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada com todo o rigor e paixão, num programa cultural, gastronómico e lúdico inesquecível. Durante cinco animados dias e cinco noites plenas de mistério, os ideais da cavalaria e os torneios, o imaginário lúdico da época, a animação de rua, a exibição de artes e ofícios, as trocas comerciais, os espetáculos teatrais e musicais e os banquetes, com uma variedade de iguarias, prometem uma viagem genuína e inesquecível à mágica Idade Média. E não se admire se, no final da viagem a este tempo muito distante, de regresso ao século XXI e a casa, sentir a nostalgia de um sonho de que despertou.

Por: CM Castro Marim