Dia 22 de Novembro, sexta-feira, pelas 18:30 horas, realizar-se-á a tertúlia subordinada ao tema «A Arte de Ensinar», com a presença de Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

«Comenius e a Arte de Ensinar» é o título da exposição internacional que circula pelo Algarve desde a sua inauguração, em Fevereiro deste ano, na Biblioteca da Universidade do Algarve. Esta exposição já esteve patente na Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, no Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António, encontrando-se, atualmente, no Centro Interpretativo de Vila do Bispo até 13 de Dezembro. Estando os painéis traduzidos em três línguas - Português, Espanhol e Italiano - esta exposição já passou pela cidade do Porto, pelas cidades espanholas de Barcelona e Málaga, e pela cidade italiana de Bolonha.

Comenius, pedagogo do séc. XVII, pai do ensino pictórico, pensador universalista defendia que se deve «ensinar, tudo a todos e totalmente», uma premissa que continua válida nos dias de hoje. A sua principal obra a Didacta Magna, ainda é lida e vendida em várias línguas à escala global. Ao longo dos séculos o ideário de Comenius foi absorvido pela maçonaria e influenciou outros pedagogos como Krause e Maria Montessori.

Esta exposição chega ao Algarve acrescida de valor, porquanto estabelece uma proximidade entre a proposta didática de Comenius e o trabalho do algarvio, messinense, João de Deus, autor da Cartilha Maternal. Apesar dos 200 anos que distam entre estes dois pedagogos, ambos defendiam a importância da ensinar a ler e a contar a partir de casa, com o apoio das mães.

 

Em nota de impressa a organização esclarece que «esta exposição tem sido bastante dinâmica, de uma exposição para outra novos livros são acrescentados. Desta vez, foram incluídos livros da Biblioteca de Referência da Fundación Rosacruz, em Zaragoza de que se destaca: «A filosofia hermética de Robert Fludd», «A utopia educativa de Comenius, com prefácio de Jean Piaget» e ainda uma edição rara «As obras completas de Hermes Trimegisto». A organização agradece também o apoio prestado pela Biblioteca da Universidade do Algarve e Biblioteca Municipal de Faro, pela cedência de edições raras, de que se destacam as edições da Cartilha Maternal, em especial a de ensino em sala de aula de tamanho grande; ou, o livro coordenado por Theóphilo Braga, com textos de João de Deus, editado em 1898, intitulado «Prosas», onde consta o artigo «O Sete e o Nove», publicado pela imprensa em 1858. Trata-se de um texto que nos fala do ciclo da vida, pondo em evidência o número 7 e no qual também faz uma referência sarcástica sobre o Método de Leitura Repentino de António Maria de Feliciano Castilho.

Apenas se conhecem dois exemplares deste livro, um que está no Museu João de Deus, em Lisboa, e o outro - que agora se apresenta nesta exposição - o qual faz parte do acervo bibliográfico de Mário Lyster Franco, comumente designado por «Algarviana» e que se encontra na Biblioteca da Universidade do Algarve».

 

Por: Fundacíon Rosa Cruz