O REGRESSO DESEJADO QUATRO ANOS DEPOIS

O Amendoeira World Kids Golf está de volta, após uma ausência de quatro anos, devido à pandemia.

O primeiro torneio internacional juvenil português a contar para o ranking mundial amador tinha-se disputado pela última vez em 2019. Desde 2018, outros eventos juvenis em Portugal passaram a distribuir igualmente pontos para o ranking mundial amador, mas o Amendoeira World Kids Golf manteve um prestígio especial.

Na Quarta feira, 26 de julho, deu-se o tão aguardado regresso e disputou-se a primeira volta da 12.ª edição, no O’Connor Jr. Course do Amendoeira Golf Resort, no concelho de Silves. Já na terça-feira anterior e em jeito de abertura, houve um torneio de ‘pitch & putt’ de pais e filhos.

«Passámos por umas épocas difíceis, estivemos parados devido à COVID19, mas voltámos em força», disse Tiago Francisco. O diretor de golfe do Amendoeira Golf Resort falava na cerimónia de abertura, que aconteceu no passado dia 25 de julho e, prometeu «muitos prémios, prémios para todos, graças aos nossos patrocinadores que continuam a apoiar-nos».

O Amendoeira World Kids Golf, sancionado pela FPG e reconhecido pelo R&A, compreende jogadores femininos e masculinos, nos escalões etários dos sub-10 aos sub-18, mas o diretor de torneio, o profissional Nelson Cavalheiro, está a pensar «acrescentar para o ano um torneio de sub-24, como tem acontecido no Circuito Drive da Federação Portuguesa de Golfe (FPG)».

Ao longo dos anos o Amendoeira World Kids Golf foi corando alguns jogadores que mais tarde vieram a cotar-se como dos melhores amadores dos seus países.

Em Portugal, por exemplo, só para falar de anos mais recentes, Francisco Matos Coelho venceu os sub-12 em 2015; Inês Belchior sub-9 em 2016, sub-10 em 2017 e sub-12 em 2019; Sofia Barroso Sá sub-12 em 2016; Leonor Medeiros sub-14 em 2016; Daniel da Costa Rodrigues sub-14 em 2016; Filipa Capelo sub-16 em 2018 e sub-18 em 2019; e Tomás Mician sub-16 em 2019.

Ora Leonor Medeiros, Sofia Barroso Sá, Filipa Capelo, Daniel da Costa Rodrigues e Francisco Matos Coelho jogam todos em universidades nos Estados Unidos. Leonor, Sofia e Daniel até sagraram-se campeões nacionais amadores depois disso, tal como Inês Belchior. E Tomas Mician é o atual vice-campeão nacional amador.

É esse prestígio que o Amendoeira Golf Resort – e a organização, a cargo do Amendoeira Clube de Golfe – pretende recuperar e o mais difícil foi conseguido, ou seja, o regresso ao calendário nacional e internacional.

Em 2023 há 25 atletas em competição em representação de oito nações: Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Suécia, Reino Unido, África do Sul e Emirados Árabes Unidos (embora de origem irlandesa).

«Foi uma alegria saber que o torneio iria realizar-se outra vez e estou muito contente por estar aqui», disse João Maria Ivo de Carvalho, a jogar os sub-16, o escalão que constituiu a grande novidade deste ano.

Pela primeira vez, os sub-16 estão a sair das marcas brancas, fazendo com que contem para o ranking mundial amador e, sobretudo, possam lutar pelo título de campeão do torneio, um estatuto que até este ano era reservado ao vencedor ‘gross’ de sub-18.

Note-se que os sub-10 só jogam 9 buracos por dia, enquanto os restantes grupos etários completam 18 buracos por jornada. Os sub-10 e sub-12 somam pontos de ‘stableford’, enquanto dos sub-14 aos sub-18 já se compete em ‘strokeplay’ (por pancadas).

Após o primeiro dia, o líder dos sub-16/sub-18 – portanto, a posicionar-se para ser consagrado campeão da prova – foi o português João Crasi Alves, com 70 pancadas, 2 abaixo do Par, seguido do sueco Axel Elmlund com 77 (+5). Nos sub-14 comanda o português (de pai italiano) Matteo Balzer, com 76 (+4), perseguido pelo sul-africano Ashton Everest com 81 (+9). Os sub-12 são encabeçados por Rodrigo Correia com 29 pontos, dispondo 2 pontos de vantagem sobre o Ethan Orton, um português com ascendência australiana e francesa. Finalmente, nos sub-10, o melhor é o português Miguel Porfírio, com 22 pontos, tendo no seu encalce o português Ricado Castro Ferreira com 20 pontos.

 

Por: AMENDOEIRA WORLD KIDS GOLF