Cerimónia de Entrega de Prémios da Segunda Edição do Projeto «A Água e o Mar para Mim», celebrou a Arte Inclusiva e Sustentável.

Realizou-se conforme previsto, no dia 01 de Março, no Teatro das Figuras, em Faro, a Cerimónia de entrega de prémios da segunda edição do projeto "A Água e o Mar para mim", que culminou com a apresentação de 22 trabalhos.

A Cerimónia foi marcada por vários momentos especiais, reunindo várias instituições de solidariedade social, do Algarve, numa atmosfera de alegria e realização, em que o tema água foi o centro de todas as intervenções. Este evento destacou não apenas a criatividade excecional das instituições participantes e dos seus utentes, mas também a notável transformação de simples guarda-chuvas em obras de arte. A diversidade de talentos, idades e habilidades presentes na exposição ressalta o compromisso com a inclusão e a expressão artística para todos, sobre uma temática que a todos nos responsabiliza.

Todos estão de parabéns, tendo cada projeto sido analisado com a atenção devida, sendo que no entanto, alguns destes se destacaram pela combinação única do valor da água, com a paixão, inovação e compromisso, refletindo a dedicação extraordinária de cada membro na participação deste concurso.

Primeiros Lugares

1º ACASO - CACI (Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão) - Olhão

2º N.E.C.I. - Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso – Lagos

3º APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro

 

Menções Honrosas

- AECT – Associação com Contacto – Tavira

- Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão Barranco Velho

- Associação Desportiva e Recreativa Centro Cultural e Social da Quinta de S. Pedro - Lagoa

- Centro Popular de Lagoa

- Lar da criança de Portimão (Salas de 1-2 anos, Salas de 4-5 anos, Polo da Ouriva - J.I. Pré-escolar)

 

Todos as restantes IPSS recebem ainda um Certificado de Participação

 

- G.A.T.O. - Grupo de Apoio a Toxicodependentes – ( 8 pax)  Luz de Tavira – Drª Vânia Cavaco

- Centro Social de Santo Estevão – centro de dia -  Dr António Pereira

- Associação Pró-Beneficência e Progresso de Alte - Lar e Centro de Dia de Alte ( Dr Magada Gonçalves e Joana Camacho)

- Associação Social e Cultural da Tôr - Creche A Casinha da Aldeia – Drª Ana Soraia Monteiro Tourinho

 

Numa cerimónia que aplaude e valoriza o tema Água, a sessão iniciou com um momento musical, com atuação do Conservatório do Algarve, com  Coreografia da Professora Ana Alberto, da Royal Academy of Dance e com as Intérpretes, Constança Vasquez, Lara Caixinha, Maria Nunes e Rita Pereira.  Intitulada: "Fluxo Vital: Uma Ode à Água", transmite a mensagem de que a água não é apenas um recurso essencial, mas também um símbolo de vida, beleza e conexão com o mundo natural. Esta composição explora e celebra esses aspetos através da expressividade corporal e de uma narrativa emocional. Edição de Música: Ana Alberto. Tema e Artista Giorni Dispari e Ludovico Einaudi. Os momentos musicais não ficavam por aqui, fomos ainda brindados pelo Grupo de Cantares AECT – Associação com Contacto, constituído por todos os seus 25 elementos.

Pela grandiosidade dos trabalhos apresentados, os mesmos irão estar disponível para visita em vários locais do Algarve, estando já agendadas as seguintes exposições:

Instituto Português da Juventude, Faro – Abertura da Exposição dia 04 de março às 15.00h, ficando a mesma disponível até final dia 31/03/2024!

Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, Faro – Abertura da Exposição dia 19 de março, às 19.00 h, ficando a mesma disponível até dia 30/04/2024.

Centro comercial Gran-Plaza, Tavira -  Abertura da Exposição dia 01 de Junho, às 15.00h, ficando a mesma disponível até dia 30/06/2024

 

O nosso agradecimento é dirigido a todos os responsáveis e utentes destas instituições.

 

Teresa Fernandes
CEA - Comunicação e Educação Ambiental