- A Concessão de Praia Molhe Leste na Praia da Ilha da Culatra obteve o primeiro lugar no Concurso de Práticas Sustentáveis «AMAR A PRAIA», promovido pelo Programa Bandeira Azul, premiando a gestão sustentável dos seus recursos.

No dia 21 de Novembro, na Cerimónia Anual da Bandeira Azul em Oeiras, o concessionário Tiago Guerreiro (como gerente e representante da empresa a Molhe Leste, Lda), foi premiado para o seu projeto de energia renovável, onde através da instalação de um sistema fotovoltaico que consiste em 12 paineis solares com respectivas baterias de lítio e inversor, conseguiu a autonomia energética da sua praia e de toda a sua atividade, reduzindo ao máximo a pegada ecológica da mesma.

Este projeto contribui ativamente para a sensibilização dos utentes da praia e caracteriza o concessionário como um dos primeiros da Ilha da Culatra a participar como stake-holder na transição energética do projeto Culatra 2030.

Nesta 3ª edição do concurso, o Programa Bandeira Azul com o apoio da P&G Portugal, tencionou destacar as melhores práticas de Municípios e Concessionários de Praia nas áreas “Água”, “Resíduos” e “Energia” e deu voz aos banhistas, que votaram no que de melhor se faz nas suas praias. Pode-se verificar os outros prémios aqui neste link: https://bandeiraazul.abaae.pt/concurso-amar-a-praia-2023/#tab-1700743372109-3

O primeiro prémio é um compactador de latas que será utilizado para dar continuidade a outra projeto de sustentabilidade na Praia Molhe Leste em parceria com a Culatra 2030 - a recolha seletiva de latas de alumínio para futura transformação.