Por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano | pinguinhaluisjose@gmail.com

Nome: André Margarido Pereira

Ano nascimento: 2001 (8 agosto)

Após alinhar oficialmente pelo Lusitano FC de VRSA durante oito anos, André Pereira transferiu-se, no segundo ano de Juvenis para o Louletano, Clube que continua a representar até aos dias de hoje. Ou seja, nas últimas três épocas (uma como Juvenil e duas como Júnior) André Pereira tem alinhado com o emblema do Louletano ao peito, deslocando-se, quase diariamente, de Via Real de Santo António a Loulé e de Loulé a Vila Real de Santo António para treinar e jogar.

Desta forma se aquilata a vontade férrea que demonstra em evoluir e subir na hierarquia do futebol. O que somado ao facto de tanto poder jogar a lateral como a extremo a um nível bastante interessante (e isto muito por culpa da sua estonteante velocidade e da evoluída capacidade técnica que exibe), parece-me uma boa opção para integrar, na próxima época, a equipa B de Seniores do Louletano.

E isto porque se nos afigura que, sendo André Pereira primeiro ano de sénior, esse será um bom palco para que consiga subir uns degraus na escada da sua evolução futebolística e, quiçá, ambicionar a mais altos voos.

Se for essa, como é óbvio, a sua vontade.

 

RECORDANDO EX-FUTEBOLISTAS DA FORMAÇÃO DO LOULETANO

Diz o sábio povo que “recordar é viver”. É o que fazemos aqui neste espaço. Recordamos quem, natural ou residente no Concelho de Loulé, se destacou enquanto futebolista nas equipas de  formação do Louletano DC.

 

BRUNO CORDEIRO E O LUGAR NA HISTÓRIA DO LOULETANO DC

 

Nome: Bruno Miguel Reis Cordeiro

Ano nascimento: 1984 (17 dezembro)

 

 

Várias foram as gerações futebolísticas que, por terem atingido elevados patamares competitivos, conquistaram o direito de fazer parte da história do Louletano Desportos Clube.  E a geração de 1984 é, indiscutivelmente, uma delas.

Títulos conquistados, quer de âmbito desportivo quer de âmbito social, e aquém e além fronteiras, obrigarão a quem tiver a tarefa de historiar os primeiros cem anos da história deste grande Clube (ou seja, de 6 de junho de 1923 a 5 de junho de 2023) a guardar um espaço para se referir, expressamente, à geração dos jovens nascidos em 1984 que representaram o Louletano DC como jogadores de futebol.

Uma geração que desde as Escolas até aos Juniores foi sendo reforçada e crescendo qualitativamente, apesar de ter perdido muito cedo, mas em boa hora, reconhecemos, aquele que tendo iniciado a sua carreira no futebol no Louletano, veio a ser um dos melhores jogadores portugueses de Futsal de sempre, o “nosso” Pedro Cary.

E é perante este quadro que hoje destacamos aqui um dos jogadores dessa geração de 1984: o Bruno Cordeiro. Extremamente dedicado, de trato afável com todos os elementos da estrutura, Cordeiro jogou oficialmente dez anos seguidos no Louletano DC, desde os Infantis aos seniores, tendo no terceiro ano deste escalão e durante as quatro épocas seguintes, representado outros Clubes da Região Algarvia (Silves, Messinense -este por duas épocas- e Lagoa). 

Após este hiato, Cordeiro regressou ao Louletano, tendo-o representado por mais oito épocas, isto é, até 2017, fazendo da dedicação, da  seriedade e do brilhantismo as suas imagens de marca.

Jogando maioritariamente a central, com esporádicas experiências a lateral, Cordeiro sempre evidenciou uma grande lisura de processos na luta com os adversários, evidenciando enorme classe e eficaz sobriedade, mesmo que o adversário fosse um tal de Quaresma ou, até, um tal de Cristiano Ronaldo.

Por isso, por ter feito parte desta entusiasmante geração de 1984, Bruno Cordeiro já tem lugar garantido na história do Louletano, mas se dúvidas ainda restassem, quem representa o Clube como Bruno Cordeiro o fez durante dezoito (!) épocas, tem, obrigatoriamente, de ter o seu nome gravado nos anais do Clube, como, aliás, estou seguro que já o está nas mentes e nos corações dos dirigentes, técnicos, sócios e simpatizantes que com ele tiveram o prazer de interagir.