“Vamos continuar com condições para haver aguaceiros e trovoadas, mais prováveis nas regiões do interior norte e centro durante a tarde, e granizo. Nas regiões do litoral e região sul também há condições para períodos de chuva ou aguaceiros e muita nebulosidade, embora com abertas”, disse à Lusa a meteorologista Paula Leitão.
De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta situação de instabilidade vai manter-se durante alguns dias.
“Hoje mais no interior norte e centro, amanhã [quinta-feira] pode chegar às serras do Algarve”, disse.
Segundo Paula Leitão, entre hoje e quinta-feira está prevista uma descida da temperatura máxima de cerca de 10 graus.
“A temperatura vai descer bastante. Desce muito hoje e amanhã mais um pouco e depois mantém-se com valores que em Lisboa vão rondar os 20 graus e no Alentejo os 22/ 23 graus. A temperatura mínima também desce, vamos ter noites mais frias, mas é na máxima que vai notar-se pois vamos passar de 30 graus para os cerca de 20 graus. Em dois dias baixa cerca de 10 graus”, disse.
Paula Leitão explicou que esta situação de instabilidade deve-se a uma depressão em altitude no centro da Península Ibérica.
A previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo, acompanhados de trovoada e possibilidade de rajadas de vento, levou o IPMA a emitir um aviso amarelo para os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda a partir das 09:00 e até às 21:00 de hoje.
O aviso amarelo é emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por: Lusa