Este ano, é a vez de compensar as emissões carbónicas resultantes da atividade Expresso CTT e, para isso, colocámos quatro projetos à votação do público no website CTT.
A votação está aberta até ao dia 17 de setembro.
Os projetos mais votados serão financiados através da aquisição de créditos de carbono. Desta forma, a totalidade da oferta Expresso ficará “neutra em carbono” durante este ano e o próximo. Este requisito, que é atualmente exigido por um número crescente de clientes contratuais, é cumprido desde 2016.
Os projetos pré-selecionados apresentam óbvios benefícios ambientais, no combate às alterações climáticas e na proteção da biodiversidade, mas não só. Também existem benefícios sociais ao promoverem a geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais em que se inserem.
Conheça os projetos e participe ativamente no processo de decisão, ajudando a eleger os seus favoritos.
Nacionais
Portugal: Recuperação de animais selvagens
Este projeto visa devolver a biodiversidade faunística às florestas nacionais, tornando-as mais resilientes e adaptadas às condições climáticas previstas para o nosso país.
Portugal: Conservação dos organismos fluviais
Este projeto visa preservar algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país, promovendo ações de reprodução destas espécies e medidas de conservação do seu habitat para depois as devolver ao meio natural.
Internacionais
Brasil: Prevenção da desflorestação
Este projeto promove a prevenção da desflorestação não planeada e ilegal da floresta nativa e o apoio à comunidade local na gestão dos seus recursos florestais, numa área inserida no bioma amazónico de elevado valor de biodiversidade.
Moçambique: Distribuição de fornos eficientes
Este projeto consiste na produção e distribuição gratuita de fornos eficientes a carvão vegetal, nos subúrbios de Maputo, Moçambique.
Porque todos partilhamos o mesmo Planeta, participe, votando nos seus projetos favoritos.