Nuno Guerreiro não nega que este regresso era tema de conversa com João Gil de cada vez que os dois se juntavam para cantar. “A energia e a luz que sentimos quando partilhamos o palco é verdadeiramente transparente e o público sente essa verdade”, afirma. Agora têm já dois concertos anunciados, para Loulé e para a Póvoa de Varzim, onde vão reviver os êxitos conhecidos por todos (como Loucos de Lisboa) e também revelar algumas das canções novas. No dia 30 de Janeiro vão fazer um ensaio aberto no Capitólio, com lotação limitada e bilhetes à venda na Blueticket e nos locais habituais a 8€.
Ala dos Namorados tem na prateleira um disco de platina - Solta-se o Beijo e um disco de ouro - Cristal, de onde saiu Fim do Mundo. Oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação de Grandes Êxitos depois, os músicos voltam onde já foram felizes - a estúdio - para gravar o nono álbum de originais da banda.
Segundo João Gil, “nas novas canções corre o sangue da cidade mestiça [Lisboa].” Estas terão versos de escritores e letristas eminentes da língua portuguesa, como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Fernando Pessoa, Maria do Rosário Pedreira, Zeca Baleiro e do próprio João Gil.
A Nuno Guerreiro e João Gil juntam-se Rúben Alves ao piano, Alexandre Frazão na bateria, Nelson Cascais no contrabaixo e Luís Cunha no trompete. João Gil não tem dúvidas quanto às expectativas do público: “No início procurámos sempre o rigor; agora teremos de estar à altura dele.”