O Espaço Guadiana, em Alcoutim, recebe no próximo dia 14 de outubro, pelas 21h00, o Concerto do grupo espanhol Raul Rodriguez 3 F Power Trio.

Músico e antropólogo, produtor, compositor, cantor e guitarrista e criador do “Três Flamencos”, instrumento desenhado e criado por ele que fusiona a guitarra flamenca, espanhol flamenco e o três cubano, criando um novo som com influências de heranças cruzadas que permite interagir com músicos de outras culturas.

Licenciado em Geografia e Historia y Antropologia Cultural por la Universidade de Sevilha, a sua formação está fortemente relacionado com o seu percurso e trabalho musical, no qual estabelece uma aliança entre a investigação AntropoMúsica criativa do cante de várias origens e as conexões profundadas entre a música flamenca e o entramado cultural entre as Caraíbas, a África e a Andaluzia.

Desde 1992, trabalha como músico de apoio de grandes artistas espanhóis como Kiko Veneno, Martirio (sua mãe), Javier Ruibal e Juan Perro (Santiago Auserón), para além de grandes nomes da World Music Internacional, e desenvolve projetos seus como os grupos Caraoscura (1992- 95) e Son de la Frontera (2003-2008).

Recentemente, no mês de março deste ano culminou a sua trilogia criativa de sons das Caríbas, África e Andaluzia, com a publicação do disco- livro “La Razón Elétcrica”, que completa o trabalho de investigação musical iniciado com “Razon de Son” de 2014 e continuado com a “Raiz Eléctrica” em 2017.

Para além de tudo isto, Raul Rodrigues tem uma forte ligação ao Guadiana, a Sanlúcar de Guadiana e a Alcoutim, dado que na sua infância e parte de adolescência o músico viveu em Sanlúcar de Guadiana, tendo aqui muitos dos seus amigos, e nutrindo pelo território um carinho especial que se sentiu este ano no lançamento do seu “De Vuelta a Casa”, com imagens gravadas nas duas vilas transfronteiriças.

Raul Rodriguez sobe ao palco em Alcoutim, com o grupo 3 Power Trio, acompanhado de Juanfe Pérez, no baixo e Jimmy Gonzalez, na Bateria.

O espetáculo será antecedido pelo lançamento do novo vídeo promocional da Marca de Fronteira Alcoutim - Sanlúcar de Guadiana, trabalho realizado pela Produtora Viralata (empresa de Braga e do Brasil) nos passados meses de junho e julho, e que ficciona, com recurso à animação, um conto do Livro “Águas do Meu Contar”, de Carlos Brito, intitulado “O Manton de Manila”, que se trata de uma estória de contrabando no Guadiana em época de Natal.