«Não basta dizer que o Hospital de Faro está «preparadíssimo» para responder a casos de infeção,

como ouvimos a Sra. Secretária Adjunta da Saúde Jamila Madeira afirmar, o que precisamos é de ter a certeza que o Laboratório Regional de Saúde já tem kits em número suficiente para proceder às análises e contra análises dos infetados pelo Coronavírus», exige o deputado Rui Cristina.

 O parlamentar cita o diretor da Administração Regional de Saúde do Algarve, que em declarações públicas, reconheceu a semana passada as dificuldades do Laboratório Regional de Saúde em obter kits para proceder às análises e contra-análises de confirmação dos infetados, alegadamente por dificuldades sentidas pelos fabricantes.

 «Não é com inverdades por parte do Governo quanto às condições existentes nas unidades de públicas de saúde do Algarve que se vai prevenir, confirmar e isolar casos de doentes infetados com o novo coronavírus, Covid 19 », sublinha Rui Cristina.

 No fim-de-semana em que a Dra. Jamila Madeira afirmava estar tudo preparado, estavam internados no Serviço de Observação das Urgências do Hospital de Faro cerca de 50 doentes, numa sala confinada e sem ventilação, cuja lotação não deveria ultrapassar as 20 camas, insurge-se Rui Cristina, que obteve junto dos responsáveis do serviço a confirmação das deficientes condições de trabalho dos profissionais e do risco para estes e para os utentes.

 «É intolerável, não existirem medidas imediatas e de acordo com a situação porque um hospital que já está no grau vermelho da contingência hospitalar, não está certamente capaz de uma resposta adequada». 

 

 Os deputados Rui Cristina , Cristóvão Norte e Ofélia Ramos , eleitos pelo PSD Algarve manifestam extrema preocupação pela forma «leviana e irresponsável do Governo» perante o alto nível de risco do Algarve, tanto para os residentes como para os visitantes, por se tratar de uma região turística e com grande mobilidade de pessoas.

 A Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHUA) está a ser contestada pelos chefes de serviço e restantes clínicos, que subescreveram um abaixo-assinado pedindo a sua substituição, enquanto dois dos vogais já manifestaram a sua indisponibilidade para se manterem em funções, dado que o mandato do organismo de gestão do CHUA terminou em Dezembro e até hoje não houve decisão por parte da Ministra da Saúde quanto à sua continuidade. 

 Rui Cristina questiona ainda como vai ser cumprida a recomendação de isolamento de doentes, quando apenas existem 4 quartos a isso destinados, sendo que um deles está na pediatria e dois deles já estão ocupados por casos de pneumonia.

 Sem colocar em causa «o excelente profissionalismo e empenho de médicos, enfermeiros, e outros técnicos do CHUA, exige-se que sejam reforçados os quadros, e seja criado um plano de contingência», sublinha o parlamentar.

O deputado social-democrata lamenta ainda a «a demagogia e as falsas promessas no que concerne ao anúncio de investimento de 2,5 milhões de euros, quando diminuiu cerca de 30% a verba consignada no Orçamento do Estado 2020, para o funcionamento do CHUA».

«É inaceitável que se anuncie a aquisição de um aparelho de tomografia computadorizada (TAC) quando o mesmo já foi comprado em 2019 e permanece dentro das embalagens por não haver espaço para o seu funcionamento», refere ainda o parlamentar.         

 

 Por: PSD Parlamento