Foram realizados em dois períodos distintos, um dirigido à população mais jovem e contou com a colaboração da AMOVATE - Associação dos Moradores e Amigos do Vale da Telha, e outro dirigido à população sénior do concelho de Aljezur em colaboração com a Tertúlia - Associação Sócio Cultural de Aljezur.
A atividade consistiu na construção de caixas-ninho, que foram posteriormente instaladas nos recintos onde se realizaram as atividades (Vale da Telha e Serominheiro) no concelho de Aljezur, e serão alvo de monitorização por parte dos técnicos da Associação Vita Nativa.
Nesta atividade foi explicada a importância das espécies de aves presentes no nosso concelho, como por exemplo o chapim, demostrando todos os benefícios que as fixações destas espécies aportam à sociedade e ao seu bem-estar.
Esta iniciativa teve como objetivo, promover a conservação da natureza, divulgar e valorizar o património natural, assim como contribuir para a participação ativa na defesa do ambiente, proporcionando um contacto mais direto da população.