Entre os dias 11 e 16 de fevereiro na 5º mobilidade do Projeto Erasmus+ «Literacia mediática e da informação: Aprender a pensar criticamente»

Com a participação de escolas de Zagreb (Croácia) Reykjanesbær (Islândia), Istambul (Turquia), Gela (Itália) e Baldones (Letónia),  o projeto aborda o tema dos "Valores comuns, empenhamento cívico e participação" através de seminários planeados e tópicos como os direitos humanos, a liberdade de expressão, o sensacionalismo e a manipulação, a publicidade, Cidadania, Discurso democrático, Media e estereótipos, Propaganda e democracia, Representação e Consumismo.

Também tópicos como o uso da Inteligência Artificial (IA) nos processos educativos, as suas vantagens e desvantagens assim como os aspetos éticos relacionados com a sua utilização têm sidos discutidos por professores e alunos dos diferentes países

Para além de promover a literacia mediática e da informação, a aprendizagem ao longo da vida e a cidadania ativa, o projeto apoia e promove as competências interculturais e sociais, o pensamento crítico e a tomada de decisões responsáveis, que são importantes para uma cidadania ativa.

Ao longo do projeto foram criados vários “Cenários de Aprendizagem” (atividades para serem implementadas em sala de aula, cruzando estas temáticas com o currículo das diferentes disciplinas) e será criado um Curso Online (MOOC) para formação de professores.

Nesta visita alunos  e professores participaram em seminários tão diversos como “Como é fácil criar notícias falsas utilizando a IA”; Como iniciar um trabalho escolar utilizando IA” “Como filmar e editar pequenos vídeos noticiosos e podcasts” ou “Como participar em ambientes de aprendizagem cooperativa utilizando ferramentas Web e IA”

Na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade de Zagreb, o grupo participou numa  palestra sobre as potencialidade e possíveis futuros da aplicação da Inteligência Artificial assim como nas implicações éticas do seu uso e de como pode ser uma ferramenta que mudará a forma como a nossa sociedade se organizará. 

Para além destes seminários, os grupos visitaram o Museu de Tecnologia Nikola Tesla, a Biblioteca Nacional da Croácia e  a Televisão Pública Croata.

Os alunos dinamizaram e participaram ainda num debate sobre o tema “ Existe privacidade na Internet?”

Além destas atividades formativas, a visita inclui uma visita contextualizada ao centro histórico de Zagreb assim como ao Carnaval de Samobor (chamado de Fasnik e realizado numa localidade perto de Zagreb).

Os alunos ficaram nas casas dos colegas croatas, metodologia que serviu para promover ainda mais os laços culturais e de amizade entre todos os participantes do projeto.

A 6ª  e última visita será realizada em maio, cabendo à ES Pinheiro e Rosa receber os participantes dos outros países.

 

Aeprosa