Participaram nesta ação diversos técnicos com a credenciação em Fogo Controlado, obtida através do curso de formação promovido pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da AMAL, em 2021/2022.
Esta é uma técnica que obriga a conhecimentos profundos do uso do fogo no ecossistema, que não pode aplicar-se indiscriminadamente e que só está autorizada a quem for reconhecida essa competência. A utilização deste método permite, efetivamente, proteger povoamentos florestais, potenciar a segurança dos operacionais em combate e a salvaguarda de bens, pessoas e animais, assim como mitigar os efeitos severos dos incêndios.
A ação contou com o apoio e colaboração do município de Monchique (https://www.facebook.com/municipiodemonchique), dos Bombeiros Voluntários de Monchique (https://www.facebook.com/bombeirosmonchique), dos Bombeiros Voluntários de Aljezur (https://www.facebook.com/BVAljezur) e de uma Equipa de Sapadores Florestais da ASPAFLOBAL - Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio (https://www.facebook.com/aspaflobal).
AMAL