Com uma carreira de sucesso, Américo Silva é a grande aposta do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho para 2023, onde assumirá a função de diretor-desportivo. Anteriormente, Jorge Piedade ocupava o lugar, mas decidiu fazer uma pausa na sua carreira.
Aos 58 anos, Américo Silva foi ciclista amador entre os anos de 1975 a 1984 e ciclista profissional entre os anos de 1985 e 1996. Durante a sua carreira, foi ainda diretor-desportivo entre 2001-2009 e 2015-2019. O profissional participou na “Vuelta a Espanha”, “Giro de Itália”, “Volta a Portugal”, “Campeonatos do Mundo”, “Campeonatos da Europa” e “Jogos Olímpicos”. Entre as várias distinções, foi treinador medalhado do Olímpico em Atenas, em 2004, recebeu um diploma de mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo e uma medalha de mérito pela Junta de Freguesia de Alcabideche.
O Presidente do Louletano Desportos Clube, Tony do Adro, descreve Américo Silva como “o melhor treinador a nível nacional. Não hesitei em fazer o convite, sei que trabalha muito bem. A equipa está motivada e o objetivo é que se tenha uma boa estrutura. “Queremos fazer uma equipa forte e que sejamos uma família. Há qualidade e os resultados vão aparecer”, acrescenta ainda o responsável.
Após alguns anos de pausa, Américo Silva foi convidado para liderar a equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, Américo Silva começa por dizer que um dos seus objetivos principais é “fazer crescer a equipa a curto/médio prazo”. O novo diretor-desportivo revela que “vamos ter uma época recheada de competições e o que eu pretendo desta equipa é que sejamos uma equipa muito competitiva e que nos possamos tornar numa equipa líder do pelotão nacional, sempre com uma mentalidade de vencedor”.
Sobre a “Volta a Portugal”, evento que se vai realizar em 2023, Américo Silva frisa que “sabemos que a ‘Volta a Portugal’ é uma competição bastante importante e queremos colocar um ciclista dentro dos 10 primeiros da geral, que é aquilo que está ao nosso alcance neste momento. Temos de colocar objetivos que sabemos que vamos atingir”.
A equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho terá um calendário recheado de provas desportivas, conforme explica ao nosso jornal o dirigente-desportivo. “Em termos de provas, começamos com a ‘Figueira Champions Classic’ (será o primeiro ano em que será realizada), depois temos a ‘Volta ao Algarve’, assim como o ‘Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela’, o ‘Grande Prêmio Torres Vedras- Troféu Joaquim Agostinho’, o ‘Grande Prémio Abimota’, ‘Grande Prémio Jornal de Notícias’ e do ‘Grande Prémio O Jogo’. Temos muitas competições e iremos, possivelmente, correr no Brasil e em Espanha”.
Com tantas provas, é preciso uma equipa reforçada e é precisamente isso que já se começa a preparar. No passado dia 07 de dezembro, o Presidente do Louletano Desportos Clube, o dirigente-desportivo e a equipa visitaram o MOOV Fitness Center, em Loulé, para um treino descontraído, sendo que em seguida foram ao Aquashow para uma tarde no Parque Indoor. Em paralelo a estas atividades, têm sido feitos outros eventos que envolvam os atletas.
Em termos de destaques, Américo Silva realça “o ciclista Tomás Contte, que já nos deu indicações de ser um ciclista que pode vencer muitas etapas ao sprint e daí termos reforçado a equipa nesse sentido. Temos ainda o Vicente García de Mateos, que num passado recente já discutiu a ‘Volta a Portugal’.
A Câmara Municipal de Loulé continua a ser um dos grandes patrocinadores da equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho e Tony do Adro agradece o apoio prestado.