O Presidente da ANSR, Rui Ribeiro, vai estar na cerimónia de entrega dos prémios às equipas vencedoras dos campeonatos nacionais de trauma e desencarceramento, que terá lugar no dia 21 de abril, domingo, às 16H30, no Parque de Feiras Exposições de Tavira.

Esta prova, que decorrerá ao longo do próximo fim de semana (dias 19, 20 e 21 de abril), vai apurar diretamente os representantes nacionais para o Campeonato do Mundo de Trauma e Desencarceramento, que se realizará em novembro nos Açores.

Portugal irá defender o título de campeão mundial conquistado no ano passado em Lanzarote, Espanha, onde estiveram presentes 67 equipas de todo mundo. A equipa vencedora foi o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.

Os Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento 2024 contarão com a participação de 15 equipas de desencarceramento e 40 equipas de trauma provenientes de diversos locais de Portugal continental e ilhas. A organização é da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), em colaboração com o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira.

A este propósito, importa referir que no âmbito desta temática, a Resposta Pós-Acidente é um dos elementos do Sistema Seguro e está também incluída na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030 como uma das áreas chave de intervenção.

Os cuidados médicos pós-acidente e a rapidez com que o socorro chega ao local do acidente podem significar a diferença entre a vida e a morte, pelo que a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030 irá contemplar um programa com medidas específicas para a Resposta Pós-Acidente, onde se incluem, entre outras, a formação sistematizada das equipas de emergência e salvamento, para reduzir os tempos de desencarceramento, bem como a elaboração de planos de ação para diminuir os tempos de socorro.

 

ANSR