Esta prova, que decorrerá ao longo do próximo fim de semana (dias 19, 20 e 21 de abril), vai apurar diretamente os representantes nacionais para o Campeonato do Mundo de Trauma e Desencarceramento, que se realizará em novembro nos Açores.
Portugal irá defender o título de campeão mundial conquistado no ano passado em Lanzarote, Espanha, onde estiveram presentes 67 equipas de todo mundo. A equipa vencedora foi o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa.
Os Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento 2024 contarão com a participação de 15 equipas de desencarceramento e 40 equipas de trauma provenientes de diversos locais de Portugal continental e ilhas. A organização é da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento (ANSD), em colaboração com o Corpo de Bombeiros Municipais de Tavira.
A este propósito, importa referir que no âmbito desta temática, a Resposta Pós-Acidente é um dos elementos do Sistema Seguro e está também incluída na Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030 como uma das áreas chave de intervenção.
Os cuidados médicos pós-acidente e a rapidez com que o socorro chega ao local do acidente podem significar a diferença entre a vida e a morte, pelo que a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030 irá contemplar um programa com medidas específicas para a Resposta Pós-Acidente, onde se incluem, entre outras, a formação sistematizada das equipas de emergência e salvamento, para reduzir os tempos de desencarceramento, bem como a elaboração de planos de ação para diminuir os tempos de socorro.
ANSR